

Aconteceu em Cuba, no período de 21 a 23 de novembro, o III Encontro Regional da Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos, promovido pelo PRAM- Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe.
A Cáritas Internacional é uma confederação de 164 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. A Cáritas está no Brasil há 60 anos, como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizada em uma rede com 183 entidades-membros, com 12 regionais.
Para saber o que representou esse encontro, o Jornal da 3ª Idade conversou com a assistente social da Associação Reciclázaro, vice-presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina Andréa, Gadiolli Fidêncio Poscai.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Jornal da 3ª Idade – O que é a Rede de Envelhecimento com Dignidade e Direitos? Quem participa dela?
Andréa Poscai– A Rede é um espaço de comunicação constituído formalmente em novembro de 2013 para promover a dignidade e direitos das pessoas idosas, tendo-os como protagonistas, construindo uma sociedade para todas as idades. É o resultado do trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta através de diversas plataformas de encontros desenvolvidos desde 2004 no âmbito do Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe (PRAM). Conformamos uma rede de organizações solidárias da Igreja e organismos não governamentais da sociedade civil que trabalham na promoção da dignidade e direitos das pessoas idosas desde o seu protagonismo acompanhando iniciativas e processos de incidência pública, facilitação do diálogo intergeracional, investigação, formação social e incidência pública construindo assim, uma sociedade para todas as idades. Assumimos o marco de orientação do Plano Internacional de Madrid, os instrumentos internacionais de Direitos Humanos e a Carta de San José da Costa Rica sobre os direitos das pessoas idosas da América Latina e Caribe.
