Bauru, o município mais populoso do Centro-Oeste paulista marcou para a tarde da próxima quarta-feira dia 20 de março de 2019, a abertura solene da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no ITE- Instituição Toledo de Ensino, na Praça IX de julho, nº 1-51, na Vila Falcão.
No segundo dia, durante toda a quinta-feira dia 21 de março, serão realizados os grupos de trabalho pelos eixos temáticos.
Na divisão que o CEI SP está fazendo para a próxima Conferência Estadual que será realizada de 5 a 7 de agosto, Bauru pertence a Região Macro IV e terá direito a três pessoas como delegados.
O tema da conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ser realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.
Os eixos debatidos também seguem a orientação nacional:
I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.
II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.