Aquecendo Corações da Supergasbrás combateu Violência aos Idosos

A conscientização da sociedade sobre a necessidade de combater a violência contra a pessoa idosa vem ganhando ações importantes da iniciativa privada, fora dos meios governamentais e dos grupos do próprio movimento organizado de idosos.

Um exemplo bonito e que merece aplausos é o que foi realizado pela empresa Supergasbrás, que realizou esse ano na campanha “Aquecendo Corações 2017”, com o objetivo de conscientizar as pessoas da violência contra a pessoa idosa.

A empresa que existe no Brasil há mais de 70 anos- e tem 10 mil postos de revenda, atende cerca de 10 milhões de famílias, tem 4500 funcionários e desde 2004 faz parte do grupo SHV Energy – líder mundial em distribuição de Gás LP- mantém a iniciativa com 11 edições, desde 2006.  A campanha nasceu para favorecer idosos da Região Sul, para arrecadar agasalhos para pessoas no inverno e conforme foi avançando pelas demais filiais do país, foi se apropriando das realidades locais, até chegar em 2017 na bandeira comum a todos, de valorizar os idosos combatendo a violência.

Para saber mais desse importante projeto o Jornal da 3ª Idade conversou com Lucinda Miranda, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbrás.

Campanha Aquecendo Corações 2017 em Jequié, na Bahia. Foto: divulgação.
Campanha Aquecendo Corações 2017 em Jequié, na Bahia. Foto: divulgação.

Jornal da 3ª Idade – Como nasceu essa campanha Aquecendo Corações 2017?

Lucinda Miranda– Na verdade ela começou bem antes, numa iniciativa integrando o Programa Nacional do Voluntariado. Começou aos poucos, pelos Estados do Sul, como campanha do agasalho. A ideia desde o começo era mobilizar as famílias para ações diferentes, sempre pensando na valorização dos idosos. No começo não tínhamos os Estados do Norte e Nordeste.

Jornal da 3ª Idade – Qual o perfil dos idosos que são beneficiados com a campanha?

Lucinda Miranda– No começo eram os idosos institucionalizados. Quando deixamos de tratar como campanha do agasalho e começamos como “Aquecendo Corações”, esse perfil mudou, pois, as iniciativas foram aumentando e também identificando as necessidades locais. Além do inverno, passamos a focar no 15 de junho- Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Aproveitamos que já tínhamos a nossa campanha nessa época para nos unirmos a essa campanha que é de todos.

Jornal da 3ª Idade– Quando deixou de ser campanha do agasalho para se transformar em “Aquecendo Corações”?

Lucinda Miranda– Quando entraram os Estados do Nordeste. As campanhas acontecem na mesma época, mas as necessidades são diferentes. Enquanto no Sul continuamos precisando de agasalhos e cobertores, no Norte Nordeste outros itens, que podem ser arrecadados para ajudar são outros. Pedimos fraldas geriátricas, hidratante para peles sensíveis e coisas que as pessoas precisam para o seu dia a dia. O projeto foi mudando de maneira geral e ganhando o desafio de realizar o sonho dos idosos. E isso muda a cada local. Tem idoso que quer uma cadeira de rodas para se locomover e outros querem encontrar suas famílias.

Jornal da 3ª Idade– Quantos itens vocês conseguiram angariar na campanha de 2017?

Lucinda Miranda– Em 2016, arrecadamos mais de 12 mil itens, beneficiando 31 instituições em todo o Brasil. Esse ano foram arrecadados 16.329 itens em todo o país, um expressivo aumento em relação ao ano passado. E pela primeira vez na campanha, a Supergasbrás realizou o sonho de um dos beneficiados. A empresa atendeu a uma idosa de Nova Iguaçu, no Interior do Rio de Janeiro, cujo sonho era ter uma festa para comemorar o seu aniversário de 93 anos.