Aposentados do INSS têm que fazer “Prova de Vida” até 28/2/2018

Todos os beneficiários do INSS, que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, têm que fazer a sua “prova de vida”, anualmente na agência bancária onde recebe seus benefícios.  Quem não fez a sua em 2017 tem agora somente até o dia 28 de fevereiro de 2018 para efetuá-la.

O procedimento é obrigatório e na apresentação é necessário apenas um documento com foto.

Não é necessário ir à agência da Previdência Social, mas somente na agência da instituição financeira pela qual recebe mensalmente.

O prazo inicial era até o final de 2017. Como muitos aposentados não fizeram a comprovação “que estão vivos”, a data foi prorrogada. O Governo Federal está avisando que não haverá uma segunda prorrogação e que os que não se apresentarem  poderão ter os benefícios suspensos.

Recadastramento

O INSS está realizando o recadastramento do INSS com o intuito de coibir fraudes referente ao recebimento do benefício do INSS, essa atualização é a comprovação de vida.

 Aqueles beneficiários que não puderem realizar o recadastramento INSS no prazo, por motivo de doença ou até mesmo pela impossibilidade de locomoção deve enviar um procurador legal registrado em cartório para que possa realizar esse recadastramento no seu lugar.

Essa forma de recadastramento através do procurador legal é válida também para aquelas pessoas que recebem o benefício, porém residem no exterior.

O recadastramento biométrico já está facultativo ao assegurado, é extremamente importante ficar atento (a) aos prazos para efetuar o recadastramento do seu benefício e não correr o risco de ter o pagamento do mesmo suspenso ou bloqueado, por falta do recadastramento.