A presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior (CEAS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Sara Mendes. Foto: jornal3idade.com.brA presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior (CEAS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Sara Mendes. Foto: jornal3idade.com.br
A presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior (CEAS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Sara Mendes, foi a responsável pela palestra sobre A Importância da Inclusão Digital do Idoso, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que aconteceu de 27 a 30 de novembro de 2017, em São Paulo.
Para saber mais sobre o trabalho que ela- que tem 27 anos de profissão- vem realizando nesse segmento o Jornal da 3ª Idade a entrevistou no Palácio das Convenções do Anhembi, onde foi ocorreu o evento.
Jornal da 3ª Idade– O que a OAB Goiás vem fazendo pelo segmento idoso?
Dra. Sara Mendes – Em Goiás nós estamos fazendo um trabalho de inclusão social e digital, direcionado aos advogados seniores. Em 2016 e 2017, a OAB-GO, através da Comissão do Advogado Sênior, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CASAG), fez curso de informática básica e o emocionante evento de homenagem ao advogado com mais de 40 anos de exercício da profissão.
Jornal da 3ª Idade– Como é esse trabalho de inclusão digital dos advogados idosos?
Dra. Sara Mendes– Em primeiro lugar estamos lutando para que a OAB Nacional inclua em todos os seus debates a questão do envelhecimento, da informatização dos idosos e em particular dos advogados seniores. Nós temos profissionais altamente qualificados, que dedicaram uma vida inteira ao exercício da profissão e que agora estão excluídos por não dominarem um computador. Queremos que a OAB Nacional auxilie tais profissionais.
Jornal da 3ª Idade– O que a OAB Nacional pode fazer para contribuir com essa “informatização” dos advogados mais velhos?
Dra. Sara Mendes– Em primeiro lugar estamos lutando para que a OAB Nacional inclua em todos os seus debates a questão do envelhecimento, da informatização dos idosos e em particular dos advogados idosos mais velhos. Nós temos profissionais altamente qualificados, que dedicaram uma vida inteira ao exercício da profissão e que agora estão excluídos por não dominarem um computador. Queremos que a OAB Nacional os inclua novamente.
Jornal da 3ª Idade– Quantos advogados estão registrados na OAB de Goiás e quantos deles são idosos?
Dra. Sara Mendes– Temos cerca de 50 mil advogados inscritos na OAB GO e pouco mais de 50% é de advogados com mais de 60 anos. A preocupação tem que ser de todos, O Brasil tem hoje mais de 25 milhões de idosos e as estatísticas já apontam que em 2050 teremos o dobro. Toda a sociedade tem que estar preparada para essa evolução que vai afetar todo o Brasil.
Foto: jornal3idade.com.br
Coloquio especial sobre a Pessoa Idosa na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira em 2017. Foto: jornal3idade.com.br