A cidade de Vila Nova de Gaia, uma cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto e da Região do Norte com cerca de 305 mil habitantes, localizada na margem sul da foz do Rio Douro é mais um município do país a oferecer um programa público de teleassistência aos seus idosos.
Os idosos que vivem sozinhos em Vila Nova de Gaia vão poder beneficiar de um programa que oferece um serviço de atendimento telefônico que funciona através de um painel conectado à linha telefônica e de um botão de emergência pessoal.
O projeto-piloto abrangerá na primeira etapa 150 pessoas é será pago pela Câmara Municipal de Gaia e pela Fundação PT, instituto sem fins lucrativos da Telecom de Portugal. O custo será de 50 euros por mês por cada idoso ao longo de dois anos.
O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, declarou que existe uma preocupação muito grande com as políticas ligadas à terceira idade e à área da deficiência, porque aumenta cada dia mais o número de idosos vivendo sozinhos em suas casas.