Videoconferência “Trilhas da Longevidade” aborda situação do Brasil na pandemia

Na próxima quinta-feira (16/7), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (ILC) e a instituição Inteligência Educacional realizam o segundo seminário internacional pela Internet, da série Trilhas da Longevidade – Desafios Diante da Pandemia, com o tema ” O Brasil na pandemia: São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste”.

O debate será aberto com as boas vindas do chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. 

O evento tem como curador e moderador o diretor do ILC no Brasil, professor Alexandre Kalache.

As discussões serão antecedidas da fala do diretor da Inteligência Educacional, Sandro Resende, autor de publicação sobre o tema com o sociólogo Floriano Pesaro. 

O  seminário virtual do dia 16 de julho começa às 11h e a primeira expositora será Marilia Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Ela abordará a situação da pandemia em idosos no estado de São Paulo. Em seguida, o médico de família da Rocinha (RJ), Eberhart Portocarrero-Gross, fará exposição sobre a situação deste segmento populacional no Rio de Janeiro. O cenário do Nordeste será apresentado pelo diretor do Instituto do Envelhecer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kenio Lima.

As discussões também contemplarão temas transversais na perspectiva da população de idosos. O professor da FSP-USP Alexandre da Silva falará sobre raça e etnia; Marília Berzins, do Observatório do Idoso (SP), abordará as questões de gênero; e Karla Giacomin, da Prefeitura de Belo Horizonte, abordará a questão do idoso institucionalizado. Na conclusão, o presidente da Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG), Daniel Azevedo, conduzirá a sessão de perguntas e respostas.

 

Série Trilhas da Longevidade – desafios diante da pandemia

Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Data: 16 e 23 de julho

Horário: 11h às 13h

Transmissão: via Zoom (mediante inscrição) e também pelo canal da OEI no www.youtube.com/oeibrasil