Os idosos entre 69 a 71 anos começaram oficialmente a ser vacinados na, sexta-feira 26 de março de 2021, em todo o Estado de São Paulo.
A previsão inicial era que o público de 70 e 71 anos começasse no dia 29/3, no entanto, o governo estadual divulgou ter conseguido elaborar um cronograma antecipado, incluindo a população de 69 anos.
Capital
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou que são 245,3 mil idosos estimados para receber a vacina nesse grupo. Os idosos podem procurar o imunizante em umas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSS), nos 19 drive-thrus espalhados pela cidade, nos 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE’s) e nos três centros-escolas.
Vacina Já
O pré-cadastro no site Vacina Já economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. O formulário eletrônico leva cerca de um minuto para ser preenchido. Já nos postos de vacinação, em média, a coleta de informações leva cerca de dez minutos.
A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços de saúde e o atendimento à população.
O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que integra os públicos previstos na campanha de vacinação.
Vacinômetro
Os números da vacinação no estado podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ . O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados de cada cidade. A ferramenta também mostra o quantitativo de doses enviadas aos municípios.