Universidades de São Carlos, SP, e da Inglaterra farão livro sobre idosos

Professor George Leeson,codiretor do OIPA - Instituto de Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford .
Vice coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NUPAGE) da UFSCAR, João Paulo Ferreira
Vice coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NUPAGE) da UFSCAR, João Paulo Ferreira. Foto: Débora Taño/ CCS/UFSCAR

A UFSCAR- Universidade de São Carlos, no Interior de São Paulo, mais uma vez se destaca no estudo da Gerontologia no Brasil e firma um convênio inédito com a Universidade de Oxford para escrever um livro em conjunto, sobre as condições do envelhecimento, em nosso país.

O livro, com a pretensão de discutir o envelhecimento populacional brasileiro, a demografia, as desigualdades e as políticas públicas do país e ainda incorporar reflexões e pesquisas sobre o envelhecimento numa perspectiva global, será escrito por pesquisadores brasileiros e ingleses capitaneados pelo Departamento de Gerontologia da UFSCar.

A cooperação foi instituída entre o vice coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NUPAGE) da UFSCAR, João Paulo Ferreira, e o codiretor do OIPA – Instituto de Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford, George Leeson.

O livro será produzido no âmbito do projeto “Consulta em Gerontologia”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia, da UFSCar.

Professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia, da UFSCar, coordenadora do Projeto Consulta em Gerontologia.
Professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia, da UFSCar, coordenadora do Projeto Consulta em Gerontologia. Foto: Débora Tanõ/CCS/UFSCAR

Haverá a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais, que abordarão outros temas sobre envelhecimento com foco para a consulta. A parceria com o OIPA é recente e inédita no País. Esse Instituto tem se dedicado fortemente a estudar o envelhecimento populacional com grupos de pesquisa na América Latina, África, Ásia e também na Europa, explica o pesquisador João Paulo Ferreira que ressalta que todo o trabalho de campo para a produção da obra está sendo executado no Brasil.

Para João Paulo, o trabalho em conjunto com a Universidade de Oxford será importante na internacionalização de estudos em desenvolvimento e, sobretudo, na construção de pesquisa que beneficiará a prática profissional do bacharel em Gerontologia, com vistas a criar um modelo de atendimento que poderá ser utilizado em diversos serviços, desde a rede pública até a rede privada de saúde.

Como primeiro Departamento na área do País, nosso grupo de pesquisa tem orgulho de fazer parte da comunidade da UFSCar e de estabelecer essa cooperação acadêmica. As parcerias são consequências claras de um trabalho bem feito e, sobretudo, feito com seriedade e ética, afirma o pesquisador.

Professor George Leeson,codiretor do OIPA - Instituto de Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford .
Professor George Leeson,codiretor do OIPA – Instituto de Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford . Foto: divulgação

O livro ainda não teve seu nome definido e não possui previsão de lançamento. Deverá ser comercializado nas versões impressa e online, mas os acordos editorais nesse sentido foram deixados para depois.

O projeto Consulta em Gerontologia

O projeto “Consulta em Gerontologia” possui financiamento do CNPq e objetiva construir um modelo de atendimento que dê base para a atuação profissional de acordo com as diretrizes e normas da Gerontologia no Brasil, bem como das demandas dos idosos e pessoas envelhecestes, considerados na faixa dos 45 a 65 anos.

É coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e por João Paulo Ferreira, aluno de mestrado em Sociologia da UFSCar. Possui uma bolsa na modalidade iniciação científica (IC) e o aluno contemplado é Márcio Rogério Bertuga, graduando em Gerontologia pela UFSCar e tutor de especialização em Gestão em Saúde da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos -Rodovia Washington Luís, Km 235, s/n – Jardim Guanabara, São Carlos – SP, 13565-905
(16) 3351-8111