

A UFSCAR- Universidade de São Carlos, no Interior de São Paulo, mais uma vez se destaca no estudo da Gerontologia no Brasil e firma um convênio inédito com a Universidade de Oxford para escrever um livro em conjunto, sobre as condições do envelhecimento, em nosso país.
O livro, com a pretensão de discutir o envelhecimento populacional brasileiro, a demografia, as desigualdades e as políticas públicas do país e ainda incorporar reflexões e pesquisas sobre o envelhecimento numa perspectiva global, será escrito por pesquisadores brasileiros e ingleses capitaneados pelo Departamento de Gerontologia da UFSCar.
A cooperação foi instituída entre o vice coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NUPAGE) da UFSCAR, João Paulo Ferreira, e o codiretor do OIPA – Instituto de Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford, George Leeson.
O livro será produzido no âmbito do projeto “Consulta em Gerontologia”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia, da UFSCar.

Haverá a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais, que abordarão outros temas sobre envelhecimento com foco para a consulta. A parceria com o OIPA é recente e inédita no País. Esse Instituto tem se dedicado fortemente a estudar o envelhecimento populacional com grupos de pesquisa na América Latina, África, Ásia e também na Europa, explica o pesquisador João Paulo Ferreira que ressalta que todo o trabalho de campo para a produção da obra está sendo executado no Brasil.
Para João Paulo, o trabalho em conjunto com a Universidade de Oxford será importante na internacionalização de estudos em desenvolvimento e, sobretudo, na construção de pesquisa que beneficiará a prática profissional do bacharel em Gerontologia, com vistas a criar um modelo de atendimento que poderá ser utilizado em diversos serviços, desde a rede pública até a rede privada de saúde.
Como primeiro Departamento na área do País, nosso grupo de pesquisa tem orgulho de fazer parte da comunidade da UFSCar e de estabelecer essa cooperação acadêmica. As parcerias são consequências claras de um trabalho bem feito e, sobretudo, feito com seriedade e ética, afirma o pesquisador.

O livro ainda não teve seu nome definido e não possui previsão de lançamento. Deverá ser comercializado nas versões impressa e online, mas os acordos editorais nesse sentido foram deixados para depois.
O projeto Consulta em Gerontologia
O projeto “Consulta em Gerontologia” possui financiamento do CNPq e objetiva construir um modelo de atendimento que dê base para a atuação profissional de acordo com as diretrizes e normas da Gerontologia no Brasil, bem como das demandas dos idosos e pessoas envelhecestes, considerados na faixa dos 45 a 65 anos.
É coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e por João Paulo Ferreira, aluno de mestrado em Sociologia da UFSCar. Possui uma bolsa na modalidade iniciação científica (IC) e o aluno contemplado é Márcio Rogério Bertuga, graduando em Gerontologia pela UFSCar e tutor de especialização em Gestão em Saúde da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos -Rodovia Washington Luís, Km 235, s/n – Jardim Guanabara, São Carlos – SP, 13565-905
(16) 3351-8111