UFAL abre 3º Fórum Multiprofissional sobre a Pessoa Idosa amanhã em Maceió

Começa amanhã o III Fórum Multiprofissional sobre a Pessoa Idosa promovido pelo GPMI – Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos da UFAL- Universidade Federal de Alagoas, no auditório Vera Rocha, da Escola de Enfermagem e Farmácia ENSEFAR.

O evento, que vai até sexta-feira, será feito junto com o II Fórum de Enfermagem Gerontológica, promovido pela ABEN- AL- Associação Brasileira de Enfermagem, seção Alagoas.

Para saber mais sobre esse encontro, o Jornal da 3ª Idade conversou com sua idealizadora a professora doutora da Escola de Enfermagem, Elizabeth Moura Soares de Souza.

Jornal da 3ª Idade/Hermínia Brandão– Quando nasceu o GPMI – Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre idosos?

Prof.ª Elizabeth Moura Soares de Souza– Esse grupo GPMI existe desde 2014. Eu o criei quando voltei de São Paulo, após ter feito meu doutorado na USP de Ribeirão Preto, quando defendi a tese foi sobre fragilidade em idosos. E ele foi criado para dar continuidade as pesquisas nessa área.

Jornal da 3ª Idade- Qual a diferença dele de outros grupos que trabalham com a questão do envelhecimento em Alagoas?

Membros do GPMI recebendo Comenda do coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso de Maceió, Crimério Neto. Foto: GPMI

Prof.ª Elizabeth Moura Soares de Souza– Ele é um grupo multiprofissional. Ele não é só de enfermagem e tem pessoas de vários cursos. Ele tem alunos e profissionais e trabalha apenas com a promoção da saúde, não trabalhamos com doenças. Podemos por exemplo, trabalhar com um idoso que tenha Diabetes, mas não vamos focar na doença, mas como ele poderá viver bem, mesmo sendo uma pessoa diabética.

Jornal da 3ª Idade– Como é a atuação desse GPMI nas atividades de interação social?

Prof.ª Elizabeth Moura Soares de Souza– O GPMI participa de vários eventos em Maceió, já tivemos um capítulo publicado em um livro e estamos com a UNATI na Universidade Federal. Fazemos o acompanhamento clínico mensal desses idosos, aplicando algumas escalas e vamos acompanhá-los até o grupo funcionar.

Jornal da 3ª Idade– O GPMI desenvolve alguma pesquisa no momento?

Membros do GPMI no lançamento do livro em que escreveram um capítulo. Foto: GPMI

Prof.ª Elizabeth Moura Soares de Souza– Nós estamos com três pesquisas em andamento. Uma trata de como os idosos conseguem monitorar a sua saúde, através de equipamentos eletrônicos. Outra trata do acompanhamento de idosos institucionalizados numa ILPI em Maceió. Um terceiro trabalho é o levantamento dos grupos que trabalham com idosos na cidade. Queremos fazer um chamamento para eles, mas, antes, temos que identificá-los.

Jornal da 3ª Idade– Qual é o perfil dos profissionais que atuam no GPMI?

Prof.ª Elizabeth Moura Soares de Souza– Nós temos profissionais de Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Pedagogia. Eles fazem parte de um grupo fixo, desde o início e são o que organizaram esse III Fórum Multiprofissional sobre a Pessoa Idosa. Ao longo do tempo outros profissionais já participaram, como nutricionistas e dentistas.