Sufia Gonçalves Duarte, conselheira eleita pela Zona Leste. Foto: Jornal da 3a IdadeSufia Gonçalves Duarte, conselheira eleita pela Zona Leste. Foto: Jornal da 3a Idade
Sufia Gonçalves Duarte, de 70 anos de idade foi a terceira mais votada da Zona Leste e vai representar a região de São Mateus, na próxima gestão do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo.
Baiana, de Juazeiro, a linda cidade banhada pelo Rio São Francisco, ela já está em São Paulo há 40 anos e se tornou uma líder comunitária, atuando principalmente na área da Saúde.
Sufia Duarte, como é mais conhecida, tem três filhos e quatro netos, gosta de fazer caminhadas pelo bairro e diz que a implantação de praças com equipamentos de ginástica, na sua região, será uma das suas bandeiras junto a próxima gestão do GCMI.
Jornal da 3ª Idade– Por que a senhora buscou se candidatar para o GCMI?
Sufia Duarte– Eu tenho um trabalho na região de São Mateus de muitos anos e por isso a gente acaba conhecendo as pessoas e sabendo das necessidades. Eu sempre atuei mais próxima da área da Saúde e pretendo continuar lutando pelas melhorias que estamos precisando.
Jornal da 3ª Idade– É a primeira vez que a senhora participa do Conselho?
Sufia Duarte– Eu participo do Conselho de Saúde da Zona Leste. Há muitos anos venho defendendo as demandas dos idosos, mas nas reuniões sempre tem alguém que lembra que eu não sou do Conselho do Idoso. Então resolvi ser. Na verdade eu já tinha me candidatado antes e fui eleita, mas tive um problema no pé, precisei fazer uma cirurgia e tive que pedir demissão para poder cuidar da recuperação.
Jornal da 3ª Idade– Quais são as principais demandas da área da saúde que a senhora pretende pleitear junto com o GCMI?
Sufia Duarte– Nós já conquistamos o PAI (Programa de Atendimento ao Idoso) em São Mateus, mas precisamos no Iguatemi e no S. Rafael. Precisamos de UBS com referência de atendimento aos idosos. Não temos isso na região, nem do Estado, nem da Prefeitura.
Jornal da 3ª Idade– E além das reivindicações da área da Saúde, que são prioridades em quase todas as regiões, pelo que mais a senhora pretende trabalhar?
Sufia Duarte– Pelo lazer dos idosos. A gente incentiva as pessoas a fazerem caminhada, mas não temos locais adequados para isso. Nós estamos precisando de praças com aqueles equipamentos de ginástica. Precisamos também de Cultura. O único equipamento com alguma coisa na região é o CEU Alto Alegre, mas ele não chega para todo mundo. Vamos ter muita coisa para lutar.