O Dia de Cooperar 2018 contará com programação diversificada para todas as idades e grande show de encerramento de Sidney Magal, que completa as cinco décadas de carreira.
O evento acontece no Memorial da América Latina no dia 30 de junho a partir das 13h e reforça a importância do Dia C, iniciativa de responsabilidade socioambiental organizada pelas cooperativas brasileiras que promove ações em prol da comunidade em todo o País.
Além do show, Dia C contará com programação variada e atividades de cultura, lazer, saúde e educação para toda família. Para marcar o período de festas juninas terá o “Arraiá da Trupe”, que vai divertir o público com casamento típico e diversidade de ritmos, do forró ao baião, passando pelo xote e xaxado.
O evento contará ainda com Blitz de Saúde, coleta de eletrônicos para reciclagem, planetário, oficinas de compostagem, minhocário e mini-horta e muito mais. “Nós celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo com iniciativas do Dia C para festejarmos o desenvolvimento social com sinergia entre comunidade e cooperativas”, explica a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SP, Adriana Melo.
Dia C no ABCD
Além da celebração na capital paulista, o Dia de Cooperar 2018 terá uma programação especial na região do ABCD, organizada pelas cooperativas locais com apoio do Sescoop/SP. O evento acontecerá na Fundação Criança, em São Bernardo, e faz parte de um projeto continuo das cooperativas que visa contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens atendidos pela instituição. No local, as crianças poderão aproveitar intervenções artísticas, cama elástica, piscina de bolinhas, oficina de horta, jogos de quadra, pintura facial, entre outras atividades.
Dia C em São Paulo
O Dia C é um programa nacional impulsionado pelas cooperativas brasileiras. A ideia é que, ao longo do ano, as cooperativas desenvolvam projetos de responsabilidade socioambiental em prol das comunidades nas quais estão inseridas. No primeiro sábado de julho – Dia Internacional do Cooperativismo, acontece o evento comemorativo do Dia C, com serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população.
Dia de Cooperar – Dia C 2018
Data: 30 de junho de 2018
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Programação completa
SAÚDE 13H – 18H- Blitz da Saúde
Glicemia, pressão, IMC, orientação nutricional e orientação física realizados por uma equipe de profissionais da área de saúde e educação física.
Massoterapia Inclusiva
Momento de relaxamento e bem-estar, a Massoterapia Inclusiva é realizada por profissionais com deficiência visual e baixa visão, com a técnica Quick Massage.
Consultório Móvel Uniodonto
Receba dicas e orientação profissional para a correta escovação dos dentes.
Bike Suco Unimed
Cada pessoa escolhe as frutas de acordo com as propriedades funcionais que mais lhe interessa e utiliza a própria energia para preparar a receita. Ao pedalar, você gera movimento para fazer o liquidificador bater o suco que depois pode ser consumido pelo atleta.
MEIO AMBIENTE 13H – 18H Oficina de Pintura
Oficina de Mini-Horta Sustentável
Técnicas para a preparação de mini-hortas sustentáveis, visando melhorar o aproveitamento das áreas disponíveis para produção de alimentos orgânicos de boa qualidade.
Oficina de Compostagem e Minhocário
Orientação sobre a produção de composto orgânico e húmus de minhoca com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de resíduos encaminhados para os aterros da cidade.
Museu Itinerante de Eletroeletrônicos
Museu Itinerante Coopermiti, venha conhecer ou rever peças que a contam a história dos eletroeletrônicos. Adultos e crianças também poderão exercitar seu talento artístico pintando pequenas telas, previamente preparadas com peças de eletroeletrônicos (quantidade limitada). Aproveite a oportunidade para descartar de forma responsável e sustentável aquele aparelho que você não usa mais (eletroeletrônicos e celulares).
Planetário
No Planetário, os participantes poderão conhecer mais sobre os planetas, as estrelas e muito mais. Serão produções variadas apresentando conhecimentos de astronomia, biologia, meio ambiente e sustentabilidade.
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Oportunidade de conhecer atividades, oficinas e cursos oferecidos pela Secretaria para quem quer saber mais sobre meio ambiente e cultura da paz.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA 13H – 18H
Educação financeira e consumo consciente
Atendimento ao público com informações básicas de educação financeira e palestras rápidas sobre o tema.
INFANTIL 13H – 18H
Pintura de Rosto- Pinturas faciais artísticas com temas que agradam a criançada.
“Futebol Patafísico” com a Cia. Teatro do Espelho
Dois palhaços desafiam as leis das ciências e dos esportes com suas soluções inusitadas e regidas pelas leis da “patafísica”, ciência das soluções imaginárias. São exploradas situações do cotidiano para contraponto com explicações científicas e esportivas. Os doutores “patafísicos” explicam sobre todos os assuntos “patafisicamente” e nos esportes e no futebol a dupla desafia quaisquer regras com jogadas e explicações inimagináveis!
ATRAÇÕES CULTURAIS 13H – 18H
Intervenção artística
Intervenções lúdicas, artísticas, culturais e brincantes que apresentam a arte para o público de forma criativa, encantadora e divertida.
14H – “Máquina de Brasilidades”, com Cia. Clowncabaré
A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas de cultura brasileira! É só puxar a alavanca e descobrir o que vai acontecer!
16H – “Arraiá da Trupe”, com Trupe de Histórias
É época de festa junina e não pode faltar um bom arraial. A Trupe entra nessa brincadeira trazendo, além de um forrozinho para lá de animado, baião, xote e xaxado, entre outros. Diversidades de ritmos e o repertório musical escolhido resgatam canções que valorizam os elementos culturais e a tradição das festas juninas. Tem música, brincadeira e alegria. Tem pai bravo, padre, noivos, uma quadrilha e até casório. Essa festa tão popular conquista os pequenos e os nem tão pequenos assim!
18H30 – Show Sidney Magal 50 Anos
Já o definiram com muitos rótulos, mas a verdade é que Magal tornou-se o nome mais cool da música brasileira. Popular, carismático, performático e versátil, ele é bem-vindo em qualquer plateia. São 50 anos de carreira e uma trajetória admirável desse artista que explodiu, misturou e inovou, mas não parou de se reinventar e, por isso, não saiu e nem sai da cabeça, do coração, da tela e dos ouvidos dos brasileiros.