Faltando quatro dias para o Dia das Mães, aquele que costuma ser a segunda melhor data de vendas para o comércio em geral, o presidente da ABIHPEC– Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, João Carlos Basílio, convidou a imprensa para um encontro, para lembrar que os produtos do seu segmento é o segundo na preferência das mães, de todas as idades.
Ele apresentou alguns resultados de uma pesquisas de hábito e consumo de cosméticos da mulher brasileira, realizada em abril de 2015.
Na faixa dos 18 aos 55 anos, 32% das mulheres carregam algum tipo de maquilagem na bolsa.
A escolha por maquiagem que possue benefícios antienvelhecimento aparecem 16% das mulheres entrevistadas.
O batom e o esmalte ainda são os campeões de preferência. E a maquiagem que tenha longa duração é o desejo de 45% de todas.
Numa pesquisa específica para cremes e loções realizada em novembro do ano passado, 82% das mulheres disseram que preferem produtos faciais que contenham ingredientes naturais. 74% delas gostariam de poder experimentar os produtos antes de comprá-los.
O custo dos produtos é apontado como um limitador para o aumento do consumo. 77% das mulheres da pesquisa de seis meses atrás disseram que comprariam mais produtos de cuidados com a pele do rosto, se eles fossem mais baratos.
Entre as mulheres mais velhas, 69% utilizam produtos para mão, pé e rosto.
ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos representa 360 empresas associadas que atuam no setor, no Brasil e que são responsáveis por 94% do faturamento do setor. Em 2014 registram um volume de vendas ao consumidor na ordem de R$101,8 bilhões, o correspondente a 1,8 do PIB-Produto Interno Bruto do país.