SONY DSCProf.ª Vânia Conrado Barcelos, em foto tirada na 4ª Conferência Municipal do Idoso de São Paulo, em 2015. Foto: Jornal da 3ª Idade
Na próxima sexta-feira, 15 de abril, o SESC Consolação oferece, como parte da programação Prosa 60+ uma aula com a Prof.ª Vânia Conrado Barcelos, gerontóloga responsável por um conhecido trabalho na área das faculdades abertas para a terceira idade.
A Prof.ª Vânia Conrado Barcelos que foi responsável pela implantação da Faculdade Aberta à Terceira Idade nas Faculdades Montessori, nas Faculdades Claretianas e atualmente ministra aulas no programa Escola Aberta à Universidade do Colégio Octagon vai falar da evolução desse segmento no Brasil e no mundo.
Desde a década de 70 existem no Brasil as Escolas Abertas à Terceira Idade, que surgiram através de um programa do Sesc. Em 1982, a Universidade Federal de Santa Catarina tornou-se a primeira instituição de ensino superior no Brasil a aderir ao movimento Universidade Aberta à Terceira Idade. Atualmente, o Brasil conta com mais de 200 programas por todo o país em instituições públicas e privadas.