Será em outubro de 2015, em Brasília, a IV Conferência Nacional do Idoso

Cartaz da primeira chama da 4ª Conferência Nacional
Cartaz da primeira chama da 4ª Conferência Nacional
Cartaz da primeira chama da 4ª Conferência Nacional

“Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades” é o tema escolhido pelo CNDI- Conselho Nacional do Idoso – para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa prevista para ser realizada em outubro de 2015.

Fazem parte da comissão organizadora da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa representantes dos órgãos que são conselheiros, no CNDI- Conselho Nacional dos Direitos do Idoso: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Ordem dos Advogados do Brasil; Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência; Ministério da Previdência Social; Ministério da Saúde; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério das Cidades; Ministério da Cultura; Confederação Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas e Associação Nacional de Gerontologia.

Embora a divulgação tenha sido feita formalmente pelo Diário Oficial da União e publicada no site da Secretaria de Direitos Humanos no dia 22 de abril de 2014, passados seis meses ainda não foram publicadas novas orientações a respeito da organização do evento. A Comissão Organizadora, segundo a própria notícia do CNDI, no começo do ano, tinha um prazo de trinta 30 dias para elaboração do Regimento Interno e das Orientações Básicas para a realização das Conferências municipais, estaduais, distrital e nacional.

Na ocasião, a recomendação da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos era para que as Conferências municipais fossem realizadas até dezembro de 2014 e as estaduais e distrital até julho de 2015, para indicação dos escolhidos e indicados como delegados para participarem da etapa nacional.

  A primeira Conferência Nacional dos Direitos dos Idosos foi realizada, nas dependências do antigo Hotel Nacional de Brasília, de 23 a 26 de Maio de 2006 com o tema Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. Foi a única prestigiada pelo presidente da República.

A segunda aconteceu no período de 18 a 20 de março de 2009 e o tema foi Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios. A III Conferência Nacional aconteceu de 23 a 25 de novembro de 2011 e o tema central em debate foi O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil.