A Semana de Vacinação dos Idosos, pelo calendário da Campanha de Vacinação Nacional de 2017, que começa hoje, será de 24 a 28 de abril.
A vacinação nacional começou mais cedo esse ano, após o Ministério da Saúde detectar em 2016 um aumento de casos de gripe antes do esperado. O dia de mobilização nacional está marcado para o sábado, dia 13 de maio.
A novidade da Campanha em 2017 é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.
As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.
Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
A vacina é dada gratuitamente pelo SUS para os seguintes grupos: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; Professores de escolas públicas ou privadas
Entenda melhor a diferença de gripe e resfriado
Gripe e resfriado não são a mesma coisa?
A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza, mal-estar, e pode evoluir para doenças mais graves, como pneumonia. Já o resfriado é causado por diferentes vírus. Seus sintomas são parecidos e podem ser confundidos com os da gripe. Porém, sintomas do resfriado são mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza, dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A vacina provoca reação?
A vacina nunca provoca gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado, é porque já estava contaminado pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Ainda assim, quando isso acontece, os sintomas da gripe são mais fracos. Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local de aplicação. Em raras ocasiões, podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.
A vacina protege contra outros problemas de saúde?
As pessoas portadoras de doenças pulmonares, doenças do coração e dos vasos sanguíneos são ainda mais beneficiadas, pois a vacina diminui as complicações e o número de mortes provocadas por estas doenças. Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais devem tomar a vacina.
Principalmente aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado a baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.
Quando a vacina começa a fazer efeito?
A proteção oferecida pela vacina tem efeito após duas semanas da aplicação. Por isso, é importante que todas as pessoas com 60 anos ou mais recebam logo a sua dose. Todos devem procurar as equipes da vacinação, mesmo que já tenham tomado a vacina no ano anterior.
Quem não pode tomar a vacina?
Pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo não devem receber a vacina. Também não devem tomá-la os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada: meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores.