Secretaria de Saúde de Americana,SP, faz palestras para idosos sobre as DSTs

Grupo de 35 idosos, na praça de esportes do bairro Nova Americana, rebendo orientações sobre DST. Foto: Imprensa/PMA
Grupo de 35 idosos, na praça de esportes do bairro Nova Americana, rebendo orientações sobre DST. Foto: Imprensa/PMA
Grupo de 35 idosos, na praça de esportes do bairro Nova Americana, rebendo orientações sobre DST. Foto: Imprensa/PMA

Profissionais da Secretaria de Saúde de Americana, no Interior de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esportes, começaram na terça-feira, dia 12 de setembro, um importante trabalho de palestras sobre DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis- para grupos de terceira idade.

O trabalho, voltado para a prevenção das DSTs entre os mais de 60 anos deverá se estender até início de outubro, abordando formas de prevenção ao HIV, Sífilis, Hepatite C e D, além de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Na primeira semana receberam aas informações 35 idosos, na praça de esportes do bairro Nova Americana, os grupos da terceira idade dos bairros Antônio Zanaga e Jardim Ipiranga As atividades são realizadas geralmente nas praças de esporte, salões paroquiais e unidades de saúde dos bairros.

Essas ações foram idealizadas pela enfermeira coordenadora do SAE, Marinilze Giubbina, que destaca a importância da prevenção em todas as faixas etárias. “Não podemos apenas focar a prevenção na camada mais jovem da população, entre os idosos muita gente possui vida sexual ativa e está sujeita a contrair uma DST se não estiver protegida” disse.

Ela ainda ressalta a importância de se fazer o teste rápido para Hepatite C, já que entre os idosos existe maior facilidade na detecção da doença. “Ainda quando jovens algumas pessoas tiveram contato com o vírus da Hepatite C, por razões diversas, mas a doença permaneceu latente, por isso a importância em se buscar o diagnóstico e começar o tratamento, explicou.

Na próxima segunda-feira (18), o grupo da terceira idade do bairro São Vito é quem receberá as ações de prevenção da equipe, composta por profissionais da Atenção Básica e do Serviço de Assistência Especializada em Infectologia (SAE), além de técnicos da Secretaria de Esportes. Embora voltadas para os grupos cadastrados da terceira idade, as atividades de conscientização são destinadas a todos os idosos, não sendo cobrada nenhuma taxa de adesão ao evento.

Abaixo, o cronograma das atividades:

 

Dia

Horário

Bairro

Local / Endereço

18/9

7h50

São Vito

Praça de Esportes – Rua São Miguel, nº 540

21/9

8h30

Cariobinha

UBS Cariobinha – Rua São Simão, nº 522

22/9

9h

São Domingos

Igreja São Domingos – Av. Nove de Julho, nº 1.205

25/9

9h30

Jd. São Pedro

Praça de Esportes – Rua Francisco Lapierre, nº 85

26/9

8h15

Jd. Guanabara

Igreja N. Srª de Fátima – Rua do Jacarepaguá, nº 260

2/10

8h30

Cidade Jardim

Igreja N. Srª Auxiliadora – Rua das Azaléas, nº 514