São Vicente, no Litoral Sul de São Paulo, promove em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, uma semana de conscientização, de 11 e 15 de junho.
Entre as atividades programadas, estão prestação de serviços médicos, atividades culturais e rodas de conversas em pontos diversos da cidade.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2006 juntamente a “Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa”. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório apontando que um em cada seis idosos passa por alguma espécie de violência, o correspondente a 141 milhões de pessoas no mundo.
A semana de eventos será aberta às 9h de segunda-feira (11) com a apresentação da Rede de Atenção ao Idoso no Plenarinho da Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich,1.195 –Parque Bitaru). No local, serão apresentados os serviços prestados pela Assistência Social e Secretarias de Saúde, Esportes e Cultura, como o atendimento de todo tipo de violação de direitos que ele possa sofrer.
No segundo dia do evento, das 9h às 12h, o Parque Ecológico Votoruá (Av. Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá) recebe a equipe de Estratégia de Saúde da Família para promoção depráticas integrativas e cuidados com as pessoas idosas.
Com uma ação social, o terceiro dia de programaçãoé marcada pelos serviços à população da melhor idade. No Centro, será realizado o “Pedágio de Conscientização”, com apresentações culturais, prestação de serviços de saúde como vacinação contra gripe e exames rápidos, como glicemia.
Finalizando a Semana, às 20h do dia 15 haverá a apresentação deum vídeo motivacional para elevar a autoestima do idoso, na Associação Comercial de São Vicente (Rua JacobEmmerich, 1.238 – Parque Bitaru).
O evento é organizado pelo Conselho do Idoso e Loja Maçônica, que promovem um jantar beneficentena noite de encerramento. O valor do jantar é de R$30 e a entrada pode ser adquirida nos eventos realizados no decorrer da semana. O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de cadeiras de rodas destinadas ao Fundo Social de Solidariedade da Cidade.