São Paulo terá em maio um novo torneio de Voleibol Adaptado na Baixada Santista

Uma das novidades no segmento da terceira idade, mesmo para aqueles que trabalham com os esportes adaptados para os mais velhos, é o crescimento das equipes de Voleibol. São Paulo já tem duas Confederações, uma Federação e até a semana passada três Ligas Independentes.

Em maio, São Paulo ganha mais um torneio e mais uma liga. O 1º Torneio de Voleibol da Melhor Idade de Bertioga, que será realizado de 16 a 17 de maio, com equipes femininas e masculinas, nas categorias 50, 60 e 70 anos.

Para saber mais sobre essa nova competição, o Jornal da 3ª Idade conversou com o professor de educação física, Roberto Monteiro Da Fonseca, um dos organizadores desse novo evento.

Jornal da 3ª Idade– Como está nascendo essa nova Liga de Voleibol Adaptado?

Prof.º Roberto Monteiro Da Fonseca – Somos um grupo de pessoas que entende que o voleibol adaptado está chegando a um ponto crítico, com custos elevados. Pensando nisso foi que eu, minha esposa Vera Lúcia Fonseca, Jadson Maciel Vilela, técnico de Bertioga e sua esposa Lili, técnica de Cubatão resolvemos criar essa nova liga. Somos t odos profissionais de Educação Física e envolvidos no processo do Voleibol Adaptado à Terceira Idade há muitos anos.

Jornal da 3ª Idade– Qual será a diferença dessa Liga para as demais já existentes?

Prof.º Roberto Monteiro Da Fonseca – Será uma liga com custos baixíssimos que tomou o viés de torneios sem quaisquer taxas.

Jornal da 3ª Idade– Já existe alguma experiência com esse perfil?

Prof.º Roberto Monteiro Da Fonseca – Cubatão havia organizado um torneio com essas características no ano passado e voltou a realizar na semana passada, por ocasião do aniversário da cidade. Agora o Jadson de Bertioga vai realizar outro evento em maio, também por conta do aniversário da cidade.

Jornal da 3ª Idade–  Sem recursos como vocês vão garantir boas arbitragem?

Roberto Fonseca, professor de Educação Física e técnico de Voleibol Adaptado. Foto: divulgaçãp

Prof.º Roberto Monteiro Da Fonseca – Fomos atrás de amigos, todos bons árbitros e apontadores. Eles aceitaram trabalhar voluntariamente. Eu brinco dizendo que todos trabalhamos por um prato de comida.

Jornal da 3ª Idade–  O resultado em Cubatão foi satisfatório, de nível profissional?

Prof.º Roberto Monteiro Da Fonseca – O evento em Cubatão foi maravilhoso, começou a resgatar os valores primários do voleibol adaptado. Lili e equipe proporcionaram organização impecável. Agora vamos repetir a experiência em Bertioga e estamos a negociar com outros municípios, pretendemos um torneio por mês até o final do ano.