

Na próxima Semana do Idoso, que se comemora no período de 27 de setembro a 1º de outubro, São Paulo vai ganhar a 1ª Rede de Capacitação Comunitária sobre Envelhecimento, que está sendo criada com o objetivo primordial de fazer formação para pessoas interessadas nas questões do envelhecimento relacionadas a sua cidadania, mediante os problemas do dia a dia.
A organização está a cargo da PPI- Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo com integração do MP- Ministério Público e apoio do Jornal da 3ª Idade.
Para combinar sobre como desenvolver essa integração foi realizada, na sede do MP, no dia 10 de agosto, uma reunião com o Dr. Delton Esteves Pastore, Promotor de Justiça de São Paulo, na área do Idoso. Estavam presentes: a coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo, a advogada Conceição Aparecida Carvalho; a coordenadora diocesana da Região Lapa, Neide Garcia; a coordenadora paroquial da Paróquia São João Clímaco, Eunice Lopes Alves; Rita Mendes Feitosa Peixoto, líder da PPI da Igreja de San Gennaro; Maria de Jesus Lima, líder da PPI da Igreja de San Gennaro; Irmã Sonia Maria Martins, assistente social e assessora da Cáritas para a Regional Sé e a jornalista Hermínia Brandão.
A ideia de criar a rede e organizar os encontros nasceu da necessidade sentida no encontro que debateu a violência contra os idosos, em junho, quando o Dr. Deilton foi fazer uma palestra a convite da PPI e no auditório lotado surgiram muitas questões sobre direitos, Estatuto do idoso, acesso aos serviços públicos. Representantes de paróquias, pastorais e grupos de terceira idade pediram por uma programação informativa mais frequente.
Poderão participar dos encontros qualquer pessoa interessada que já participem de pastorais, grupos de terceira idade, de associações de bairros, idosos e jovens que queiram conhecer mais sobre o dia a dia das pessoas mais velhas.
O conteúdo que está sendo fechado e não terá caráter acadêmico, será montado com palestrantes convidados com temas voltados para esclarecer os direitos dos idosos.
Os encontros deverão se realizar, inicialmente, a cada três meses, em local e datas que serão divulgados nos próximos dias. Todos os encontros serão gratuitos.
O primeiro evento será realizado na Semana do idoso, no final de setembro próximo.