São Paulo ganha novo Fórum da Pessoa Idosa na Subprefeitura da Sé

Evento de instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central. Pessoas em pé a partir da esquerda: Amauri, do Balneário do Cambuci; Lia Débora da SMADS; Natália, da Secretaria do Trabalho; Margarida da Secretaria das Mulheres; Socorro, da Secretaria da Saúde; Gilmar Tadeu, Subprefeito em exercício; Maria Lúcia da Secretaria de Direitos Humanos; Ruthe do MOVA; Dinéia da Secretaria de Esportes; Creusa da RPDI; Nildes da Subprefeitura da Sé; Ilda da Tenyad; Olga do GARMIC; Eugênia da Subprefeitura e Célia do Fórum do Idoso do Cambuci. Foto: Jornal da 3a Idade.
Evento de instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central. Pessoas em pé a partir da esquerda: Amauri, do Balneário do Cambuci; Lia Débora da SMADS; Natália, da Secretaria do Trabalho; Margarida da Secretaria das Mulheres; Socorro, da Secretaria da Saúde; Gilmar Tadeu, Subprefeito em exercício; Maria Lúcia da Secretaria de Direitos Humanos; Ruthe do MOVA; Dinéia da Secretaria de Esportes; Creusa da RPDI; Nildes da Subprefeitura da Sé; Ilda da Tenyad; Olga do GARMIC; Eugênia da Subprefeitura e Célia do Fórum do Idoso do Cambuci. Foto: Jornal da 3a Idade.
Evento de instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central. Pessoas em pé a partir da esquerda: Amauri, do Balneário do Cambuci; Lia Débora da SMADS; Natália, da Secretaria do Trabalho; Margarida da Secretaria das Mulheres; Socorro, da Secretaria da Saúde; Gilmar Tadeu, Subprefeito em exercício; Maria Lúcia da Secretaria de Direitos Humanos; Ruthe do MOVA; Dinéia da Secretaria de Esportes; Creusa da RPDI; Nildes da Subprefeitura da Sé; Ilda da Tenyad e Célia do Fórum do Idoso do Cambuci. Foto: Jornal da 3a Idade.

A cidade de São Paulo ganhou ontem mais um espaço de debate e defesa dos direitos dos idosos com a instalação oficial do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central.

Num breve encontro realizado na sede da Subprefeitura Sé foi dada a largada para a construção de mais esse fórum, cuja instalação foi uma das reivindicações do Seminário Intersetorial de Políticas para os Idosos no Centro, realizado em outubro, com a participação de vários órgãos e entidades da Região Centro. (ler reportagem do Seminário)

A Carta de Outubro, como foi denominado o documento final tirado naquele seminário, relacionou 15 propostas prioritárias (entre as mais de 100 debatidas) como meta de trabalho inicial do novo fórum, que vai debater as necessidades dos idosos dos bairros dos distritos da Subprefeitura da Sé.

São distritos da Subprefeitura da Sé o bairro da Bela Vista, do Bom Retiro, do Cambuci, da Consolação, da Liberdade, da República, de Santa Cecília e da Sé. A Subprefeitura da Sé é dona do maior orçamento entre as 32 Subprefeituras da cidade de São Paulo (R$75 milhões para 2015).

Ainda sem data exata, será feita uma reunião na terceira semana de janeiro de 2016, para que a Subprefeitura indique uma coordenação responsável para tratar da atenção à pessoa idosa e junto com os usuários crie um calendário para o novo fórum.

Abaixo texto do documento lido e distribuído no evento de instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central

Carta de outubro

Por um centro melhor para todas as pessoas idosas

Nós reunidos entre os dias 26 e 27 de outubro, na Universidade UNIP-Vergueiro, no Seminário Intersetorial “Políticas Públicas para Pessoa Idosa no Centro de São Paulo”, organizado pela Subprefeitura Sé em conjunto com as representações regionais das políticas setoriais de nossa região, construímos através do protagonismo da pessoa idosa este espaço e as propostas que nortearão as políticas no território central da cidade.

Estamos no coração da maior capital da América Latina. O Centro de São Paulo vive atualmente um processo de requalificação, em que o principal desafio não é o de consertar apenas o concreto, mas sim o de melhorar a vida da população.

Essa requalificação do centro tem com a população idosa que aqui mora e circula um compromisso em garantir o envelhecimento de forma saudável e tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, para isso essas pessoas precisam de atenção especial do poder público.

Reiteramos nosso convencimento de que as pessoas idosas devem usufruir o direito à cidade em sua integralidade, e à humanização dos serviços. O trabalho de reunir as diferentes secretarias para debater a temática, apresentando as informações a respeito dos serviços já oferecidos pelo poder público municipal, e principalmente formular em conjunto com a sociedade civil, novas políticas que fortaleçam a qualidade de vida das pessoas idosas, é apenas o começo.

Estes dois dias de debates demonstraram que precisamos aprofundar a articulação e a parceria entre o poder municipal e a sociedade, para transformarmos o centro da cidade num lugar melhor para seus cidadãos.

Encerramos este Seminário Intersetorial com a firme convicção de que devemos continuar adotando medidas para ampliar de forma progressiva, a cobertura e qualidade dos sistemas de proteção social, garantindo as liberdades fundamentais das pessoas idosas.

Assumimos assim, o compromisso de reforçar as ações dirigidas ao incremento da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, através das seguintes propostas:

  • Criação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Região Central;

    • Indicação na Subprefeitura Sé de uma coordenação responsável para tratar da atenção à pessoa idosa;

    • Indicação ao Prefeito de São Paulo para a construção de um Seminário Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa;

  • Ampliação de programas para o acesso de pessoas idosas à moradia, tais como bolsa aluguel e locação social;

  • Criação do Centro Educacional Unificado (CEU) no centro com atividades intergeracionais;

  • Mapeamento dos territórios para localizar pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e risco social;

    • Construir o Mapa da Pessoa Idosa com todos os serviços oferecidos pelo poder público municipal na região central;

  • Implantar uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) no centro;

  • Criar uma cartilha informativa sobre as possibilidades de geração de renda alternativa;

  • Melhoria da mobilidade urbana com redução de barreiras físicas;

  • Criação de serviços de cuidados continuados e paliativos na área da saúde;

  • Implantação do Melhor Em Casa no Centro (EMAD- Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar);

  • Ocupação de espaços de lazer, parques e praças do centro da cidade para estimular o envelhecimento ativo e saudável;

  • Estabelecer através de parcerias com as concessionárias, a capacitação dos profissionais de transporte público;

    • Criação da Feira do Artesanato da Pessoa Idosa no Centro;

*Realizaram este Seminário:
Subprefeitura Sé;
Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania / Coordenadoria de Políticas para o Idoso;
Secretaria Municipal de Assistencia e Desenvolvimento Social / Supervisão de Assistência Social Sé
Secretaria Municipal da Saúde / Coordenadoria de Saúde Centro / Unidade de Referência da Saúde do Idoso
Secretaria Municipal da Educação / Delegacia Regional da Educação Ipiranga
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo
Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação / Centro Esportivo Cambuci
Secretaria Municipal de Transporte / CET/SP TRANS
Secretaria Municipal de Habitação / DEAR / DEAS
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres;
Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – RPDI
Fórum da Pessoa Idosa do Cambuci e Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar