São José do Rio Preto reúne secretarias para a nova fase do Selo do Idoso

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou na sexta-feira, 10 de novembro, a terceira reunião com o objetivo de aprimorar o Selo Amigo do Idoso, bem como debater políticas públicas para estabelecer um plano de ação integrado para os idosos da cidade. O encontro foi realizado na Secretaria de Educação.

O Selo Amigo do Idoso é um programa do governo estadual de São Paulo que estabelece metas de políticas públicas para os idosos em diversas áreas, como educação, saúde e esporte. A cidade Rio Preto ingressou no programa em 2013 e obteve, dois anos depois, o selo inicial. Agora, estão em andamento o cumprimento de novas metas para que o município receba o selo intermediário.

Participaram dos debates, a fim de traçar as estratégias para atingir as metas ainda não alcançadas, representantes das secretarias de Planejamento, Assistência Social, Saúde, Educação, Transito, Cultura, Esportes, Obras, Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Habitação, Comunicação e Administração, além da Emcop (Empresa Municipal de Construções Populares) e do presidente do CMDCI (Conselho Municipal do Idoso), Antônio Caldeira.

A primeira reunião para debater o aprimoramento do Selo do Idoso foi realizada no dia 5 de setembro, no auditório Juan Bérgua, na Prefeitura de Rio Preto, com a apresentação da metodologia e dos pilares do programa, assim como as metas a serem alcançadas. No fim do mesmo mês, houve uma segunda reunião, no qual foram apresentadas as metas já atingidas. Agora, foram debatidos os objetivos em andamento.

Atualmente, Rio Preto tem cerca de 53 mil pessoas acima de 60 anos. A previsão é de 25% da população da cidade esteja nessa faixa etária em 2030.