

Há 17 dias, no sábado dia 23 de março, a Pastoral da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo realizou, durante encontro com coordenadores diocesanos e representantes das pastorais localizadas nas regiões episcopais que formam a divisão Regional Sul 1 da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- da qual a PPI faz parte, uma assembleia eletiva que escolheu como nova Coordenadora Estadual de SP, Sandra Regina Capana Michellim, da Diocese de Limeira.
Todo o encontro, ocorrido no Centro de Encontro Sagrada Família das Irmãs Paulinas, no bairro do Ipiranga, foi dirigido pela Coordenadora Nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli e acompanhado por Dom Gorgônio Alves Da Encarnação Neto, Bispo Diocesano de Itapetininga, Bispo referencial da PPI na CNBB. O Regional Sul 1 é composto por 41 (arqui) dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas por 8 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba.
Tradicionalmente é feita uma lista tríplice para ser encaminha para que o bispo responsável faça a escolha final. Foram votadas: Cinesia Santos que é coordenadora diocesana na PPI de São José dos Campos, Lúcia Secoti coordenadora diocesana na PPI de Campinas e Sandra Michellim, coordenadora diocesana na PPI de Limeira. Cinesia, a mais votada abriu mão dessas funções em razão de compromissos familiares assumidos, que a impedem no momento de viajar. Lúcia Secoti também abriu mão em função de ser a atual presidente do CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que está preparando a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para novembro em Brasília.

Recebo essa missão com muita humildade e fé. Comecei como Líder da PPI em fevereiro de 2009, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Americana. Em 2010 já era Coordenadora Paroquial e em 2012 fui eleita Coordenadora Diocesana. São quase 7 anos de Coordenação e muito amor pela missão. A Pastoral da Pessoa Idosa está em 6 Municípios da Diocese, com 318 Líderes capacitados em 28 Paróquias, acompanhando 1368 famílias e 1755 Pessoas Idosas. É o olhar misericordioso de Deus sendo levado pelos Líderes para aquelas pessoas mais fragilizadas. Sou grata à Deus por ter me escolhido, me capacitado e me lançando em águas mais profundas. Tenho hoje um sentimento de dever cumprido, disse Sandra Michellim a nova Coordenadora Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa de SP.
Thereza Maciel
Quem deixou o cargo depois de sete anos de coordenação foi a professora aposentada, Thereza Maciel que trabalhou muito para a expansão da PPI nas dioceses. Ela deixa o cargo com a PPI -SP com mais de 3 mil líderes, atuando em 118 municípios, atendendo cerca de 18 mil idosos, em mais de 14 mil famílias. Perguntada sobre o que acredita ser seu maior legado nesse trabalho, ela lembrou a sensibilização que sentiu dos senhores Bispos, ao participar na Assembleia do Regional Sul1, em junho de 2018. Thereza além de continuar atuando na PPI é também a atual presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da cidade de Aparecida e foi uma das coordenadoras da da 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa do Vale do Paraíba, que reuniu cinco cidades da região, no dia 23 de março.

Precisamos cuidar com muita atenção dos idosos da nossa comunidade, não só os da nossa paróquia, não só dos católicos, mas de todos que a nossa volta precisam de apoio, solidariedade e atenção. Estamos vivendo um momento muito difícil e mais do que nunca precisamos ser solidários, disse Dom Gorgônio.
A coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de São Paulo, Conceicão Aparecida de Carvalho em nome das líderes da PPI da Capital e da Rede Solidária de Formação em Envelhecimento exaltou com gratidão o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela professora Thereza Maciel, desejando a Sandra Michellin o mesmo êxito na tarefa.