Ação intergeracional em uma das mobilizações realizadas na Praça XV de novembro, em Salto, SP. Ação intergeracional em uma das mobilizações realizadas na Praça XV de novembro, em Salto, SP.
O CMPI -Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, realiza hoje a tarde, sexta-feira, dia 19 de junho, às 14h30, no Pavilhão das Artes, a 4ª Mobilização contra a Violência à Pessoa Idosa.
O evento, em sintonia com o Dia Mundial de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa, ocorrido na última segunda-feira integra as atividades dos 317 anos do município e tem por objetivo divulgar os tipos de violência praticados contra os idosos e incentivar as denúncias por meio do “Disque 100”.
A mobilização contará com a participação de professores e alunos do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, membros do CMPI, grupos de idosos da cidade e equipe da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, organizadora da ação.
Na ocasião, os participantes irão distribuir panfletos contendo informações sobre violência física, psicológica, sexual, abandono ou negligência, financeira ou econômica e autonegligência.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população. A expectativa é que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.