
Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas foi o tema da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa realizada na terça-feira, 4 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre. O evento, realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), contou a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada.
A prefeita Socorro Neri abriu a Conferência, destacou o trabalho desenvolvido pelo município e os muitos desafios que devem ser superados, não apenas na cidade de Rio Branco, mas em todo o país com aumento da expectativa de vida dos brasileiros.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Núbia Musis, falou sobre a rede de proteção e também os serviços assistenciais disponibilizados pelo executivo municipal aos idosos. Os apontamentos feitos na conferência municipal serão levados para a etapa estadual e em seguida para a Conferência Nacional, que será realizada em novembro em Brasília.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Ramizier Camila Sahid a Conferência é a oportunidade de debater as melhorias na saúde, na educação, transporte, a convivência dos idosos com a família.
