Praia Grande vai receber 3 mil atletas da terceira idade, representantes de 181 cidades na final estadual dos 22º Jogos Regionais do Idoso, no período de 25 a 29 de março. A cidade é a que mais serviu de anfitriã para os JORI, desde a sua criação: é a terceira vez (2005, 2007 e 2018) que sedia a fase final dos Jogos Regionais do Idoso e também. por três vezes (1997, 2015 e 2017) a etapa classificatória do JORI.
Estarão disputando as finais das 14 modalidades que estiveram na competição nesse primeiro JORI de Verão, os times campeões e vice-campeões de cada prova, mais os vencedores das provas individuais (atletismo e natação).
“Quando uma cidade praiana sedia um evento, evidentemente há um número maior de pessoas por que os atletas, técnicos e dirigentes têm a possibilidade de lazer na praia”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Praia Grande José Carlos de Souza. “Nossa expectativa final é que recebamos mais de três mil pessoas envolvidas diretamente com o JORI e pelo menos outras mil com participação indireta”.
No dia 24 de março as delegações dos municípios começarão a chegar a Praia Grande e a partir das 14 horas, iniciam a entrega das relações nominais (nome dos competidores de cada modalidade) nas sedes dos Comitês Dirigente e Organizador dos Jogos localizadas na Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Avenida dos Sindicatos, 815, Bairro Mirim).
No dia 25, às 13 horas, (Avenida Presidente Kennedy, 8169, Mirim), acontece a cerimônia de abertura da competição estadual, na qual as delegações das cidades desfilam, as autoridades manifestam-se e os atletas realizam o juramento desportivo.
Jogos Regionais dos Idosos
Realizados desde 1997 sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, o 22º JORI foi realizado em 2018 pela primeira vez como Edição de Verão, iniciado em janeiro e com término em março.
Foi organizado, como nos anos anteriores, no formato de uma olimpíada. Em cada encontro os idosos que participam das provas esportivas são chamados de atletas. Participam também pessoas que vão assistir e profissionais envolvidos.