Praia Grande, SP, inaugura mais um Espaço Conviver para atividade física

Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, no bairro Sítio do Campo., na Praia Grande Foto:Amauri Pinilha/divulgação Secom PG
Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, no bairro Sítio do Campo., na Praia Grande Foto:Amauri Pinilha/divulgação Secom PG
Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, no bairro Sítio do Campo., na Praia Grande Foto:Amauri Pinilha/divulgação Secom PG

Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, inaugurou ontem mais um local de trabalho de esportes com a terceira idade, com a entrega do Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, no bairro Sítio do Campo.

O novo Conviver é especialmente voltada para a atividade física, com amplo espaço coberto, bastante ventilado e com as instalações necessárias para as atividades. Na parte externa, a Praça de Exercícios do Idoso, tem aparelhos especialmente projetados para realização de movimentos que estimulam de coordenação motora e fortalecimento dos membros.

Inicialmente o Espaço Conviver terá aulas de tai chi chuan, aikido e ginástica. Todas as aulas são realizadas com acompanhamento de educadores físicos.

As inscrições já estão abertas e para aproveitar só é preciso ter mais de 50 anos e procurar a unidade, levando original e cópia de RG e comprovante de residência. O Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, fica na Rua José Bonifácio, ao lado do Terminal Tude Bastos.

Homenagem – Lourdes Fernandes Lopes é natural de São Paulo, nasceu em 4 de janeiro de 1940, estudou até a 4ª série ginasial e mudou para Praia Grande em 1989, aos 49 anos, já casada com Darcy Lopes Durante. Lourdes foi uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Esportes Adaptados à Terceira Idade (CBEATI), da qual também foi diretora; contribuiu para a criação do vôlei adaptado à Terceira Idade e foi atleta da modalidade no Município.

Integrante do Coral do Conviver Ocian ficou conhecida por criar as coreografias do grupo. Lourdes faleceu em 13 de dezembro de 2013, aos 73 anos e deixou 3 três filhos, 4 netos e 2 bisnetos. Para o marido, uma homenagem merecida. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. Ela era muito batalhadora e sempre foi engajada nos assuntos da Melhor Idade”.

Serviço – O Programa Conviver é um projeto destinado a pessoas maiores de 50 anos, resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social (Sepros). O Conviver teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a terceira idade. Esta é a sexta unidade, as outras cinco funcionam nos bairros Boqueirão, Ocian, Guilhermina, Caiçara e Antártica. 

Nova unidade – No mês de junho, o Conviver Samambaia também deverá ser entregue à comunidade e até o fim do ano, outras duas unidades. Uma no Bairro Tupi e outra no Solemar.

Na inauguração– A inauguração contou com centenas de frequentadores que já aproveitam o mesmo tipo de programa em outros endereços da cidade. Turmas do Caiçara, Boqueirão, Guilhermina, Ocian e São Jorge foram conhecer o novo espaço que também poderá ser aproveitado por eles. As atrações começaram logo cedo. Por volta das 7h30, já tinha dança animada no espaço, aprovado pelos idosos.

Além dos frequentadores do programa, também participaram do evento de inauguração, diretores de unidades do Conviver, secretária de Promoção Social, prefeito, vice-prefeita, autoridades do Município e os familiares da homenageada.

Outras informações sobre o programa podem ser adquiridas por meio do telefone (13)3496-5001