

A OAB-PI- Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Piauí sediará nos próximos dias 14 e 15 de setembro, o I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB, que será realizado no auditório da entidade, na capital, a cidade de Teresina.
O encontro debaterá ações que estão sendo realizadas por 18 das 20 Comissões de Idosos de seccionais da OAB, existentes em todo o país, que trabalham em prol do advogado idosos e pelos mais velhos da sociedade em geral.
A abertura do evento acontecerá na quinta-feira, dia 14, a partir das 9 horas, e contará com a presença do vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, Dr. Bahij Amin Aur.
Participarão também instituições que compõem a “Rede de Proteção à Pessoa Idosa do Estado do Piauí”, a fim de promover intercâmbios com outras organizações que trabalham com os mesmos objetivos.
Ao fim do encontro está prevista a redação de uma carta com sugestões e propostas visando melhorias para as pessoas idosas de todo o país, que será levada ao Conselho Federal da OAB, em Brasília. Depois essa carta deverá ser entregue, numa solenidade específica, para a bancada de deputados e senadores do Congresso Nacional, com o objetivo de contribuir com a formulação de políticas públicas que façam diferença na vida da sociedade.
Para saber mais sobre o evento o Jornal da 3ª Idade conversou com a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB-PI e também integrante da Comissão Especial do Idoso do CFOAB, a advogada Jória Batista.
Jornal da 3ª Idade– Qual o principal objetivo e expectativa desse encontro?
Dra. Jória Batista– Nós vamos reunir 18 presidentes de Comissões de Idosos da OAB. Temos comissões em 20 Estados. A pauta principal desse I Colégio será o compartilhamento de ações e proposições. Cada presidente apresentará uma ação que já é promovida na sua seccional e que foi bem-sucedida para que possamos compartilhar em todas as seccionais. Além de pensarmos juntos em ideias e proposições que visam garantir e proteger os direitos da pessoa idosa.
Jornal da 3ª Idade– Existe a possibilidade de algum trabalho conjunto entre as diversas Comissões de Idosos da OAB?
Dra. Jória Batista– Essa é tônica deste I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB. Queremos trabalhar de forma UNA ações que já foram realizadas e que deram certo.
Jornal da 3ª Idade– Como é a atuação da Comissão do Idoso da OAB- Piauí, que a senhora preside?
Dra. Jória Batista– A Comissão do Idoso da OAB Piauí é bastante atuante. Trabalhamos para a nossa classe, os advogados idosos e para a população em geral. Fizemos também a cartilha do idoso do Piauí, a primeira feita em nosso Estado, que vem sendo adotada por várias entidades. Somos a única seccional do Brasil onde o advogado idoso paga uma anuidade menor. E isso foi uma conquista da nossa comissão.
Jornal da 3ª Idade– Quais resultados a senhora acredita tirar desse primeiro encontro de comissões de idosos?
Dra. Jória Batista– Nossa pretensão é que ao fim do encontro a gente consiga tirar uma carta com sugestões e propostas para melhorias para a pessoa idosa de todo o Brasil. Esse documento será inicialmente levado ao Conselho Federal da OAB, em Brasília. Posteriormente a Comissão Especial do Idoso do CFOAB vai organizar uma entrega no Congresso Nacional, para deputados e senadores. Nosso objetivo é contribuir com a formulação de políticas públicas que façam diferença na vida da sociedade.
Programação:
14/09/2017 (quinta-feira)
09h – Abertura Solene: Apresentação do Coral Harmony Voice do TSI do SESC
09h30 – Palestra Magna: O Envelhecimento
Palestrante: Bahij Amin Aur, Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
10h30 – Apresentação do Grupo de Idosas do Bairro Itaperu (GIBI)
12h – Encerramento
14h às 18h – Colégio de Presidentes (Programação Interna)
15/09/2017 (sexta-feira)
09h às 17h – Colégio de Presidentes (Programação Interna)
OAB PI