Pastoral da Pessoa Idosa de SP fechará 2015 acompanhando 15 mil idosos

Parte do grupo que esteve no Encontro Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa de 2015. Foto: Jornal da 3a Idade

Terminou ontem, dia 1º de novembro, no começo da tarde, o Encontro Estadual da PPI- Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo, que reuniu desde a noite da sexta-feira 30 de outubro, 41 pessoas representando 21 dioceses.

A reunião aconteceu no Centro de Formação Sagrada Família, das Irmãs Paulinas, na Rua Padre Marchetti, 237, no bairro do Ipiranga.

Em 2015, a PPI paulista comemorou 10 anos de atuação. Os dados oficiais do trabalho da igreja católica, só estão divulgando as contabilizações do primeiro trimestre do ano.  Os números apontam que em São Paulo existem cerca de 15 mil idosos sendo acompanhados pela PPI, em 229 paróquias e 39 dioceses, em 110 municípios. São mais de 2500 líderes capacitados em atuação atendendo mais de 12 mil famílias por mês.

Lúcia, de Campinas ( de azul) e Maria Helena, de Bauru ( com o lenço) com as pessoas do grupo que debateu um dos temas propostos no Encontro. Foto: Jornal da 3ª Idade
Lúcia, de Campinas (de azul) apresentando as conclusões, com as pessoas do  seu grupo, que debateu um dos temas propostos no Encontro. Foto: Jornal da 3ª Idade

As pessoas que trabalham para a Pastoral da Pessoa Idosa são todas voluntárias, não recebem remuneração, apenas reembolso de despesas com materiais que são necessários para as reuniões, viagens a encontros.

O tema do encontro deste ano foi o novo Guia do Líder, uma brochura que é dada para todas as pessoas que passam pela capacitação, com textos, números e fotos que apresentam as principais informações sobre a questão do envelhecimento. Os membros da PPI trabalhavam com um Guia confeccionado em 2004, data da fundação da PPI nacional.

O novo Guia do Líder, além das orientações necessárias para quem faz o acompanhamento das pessoas idosas, como a necessidade de atividade física, de alimentação e nutrição, de saúde bucal, do controle das vacinas, das quedas e das síndromes geriátricas, que já constavam anterior, traz novas abordagens.

Roseli, coordenadora em Angatuba, Diocese de Itapetininga, com o novo Caderno do Facilitador. Foto: Jornal da 3a Idade
Roseliza, coordenadora em Angatuba, Diocese de Itapetininga, com o novo Caderno do Facilitador. Foto: Jornal da 3a Idade

Questões como Gênero no envelhecimento e da Violência contra o idoso, tem destaque na nova edição. O Guia do Líder ensina como reconhecer marcas e sinais de maus tratos aos idosos e a entender como elas acontecem entre as famílias do idosos e orienta a procurar órgãos de defesa dos idosos para notificar.

A apresentação de um texto ilustrado sobre o significado da Estenose Aórtica Degenerativa, o chamado “sopro no coração”, que se descoberto no idoso no começo no seu desenvolvimento pode ser controlado com tratamento, também está entre as novas informações.

PPI Nacional

A Pastoral da Pessoa Idosa, Nacional sediada em Curitiba, também só está disponibilizando os dados do primeiro trimestre de 2015, que apontam o envolvimento em todo o país de 1272 paróquias. São 815 municípios, mais de 106 mil famílias, mais de 133 mil idosos acompanhados por mais de 17 mil líderes.

A coordenadora nacional da PPI é a Ir. Terezinha Tortelli. O presidente da PPI é Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba.

Lista tríplice para Arquidiocese de São Paulo

No sábado, uma reunião com os representantes da PPI paulistana escolheu três nomes para a nova coordenadora da Arquidiocese de São Paulo, em substituição a Cecília Falciano, que faleceu no começo de julho passado.

Os nomes de Nina Rosa, de Santana, Conceição do Ipiranga e Diva, também do Ipiranga serão encaminhados para o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, para que ele faça a escolha, antes do término do ano.

Matérias relacionadas:

A Pastoral da Pessoa Idosa faz 10 anos com atendimento domiciliar para 176 mil idosos em todo o país
Pastoral da Pessoa Idosa de São João Clímaco comemorou 6 anos com Encontro de Corais
Assembleia da PPI Santana, em São Paulo, elegeu a nova coordenação
3º Encontro Anual da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo Amaro em São Paulo

 

Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo chama para a missa dos Avós Amanhã