Paróquia da Achiropita, SP, deverá ser a primeira da Região Sé a implantar a PPI

Reunião sobre a implantação da PPI na Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Foto: jornal3idade.com.br
Reunião sobre a implantação da PPI na Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Foto: jornal3idade.com.br
Reunião sobre a implantação da PPI na Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Foto: jornal3idade.com.br

A Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, que fica na Rua Treze de Maio, na região conhecida como Bixiga, no bairro da Bela Vista, deverá ser a primeira igreja da Região Sé, da Capital de São Paulo, a implantar a PPI- Pastoral da Pessoa Idosa.

Na tarde da última sexta-feira, 10 de fevereiro, uma reunião na sede da Achiropita deu o primeiro passo para a efetivação do trabalho.

O Pároco Antônio Sagrado Bogaz comandou o encontro que teve a presença do Padre Aparecido do Nascimento, da coordenadora do Serviço Social da Achiropita, Miriam Maia, da coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho, a coordenadora paroquial da Paróquia São Joaquim, do Região do Ipiranga, Eunice Lopes Alves, a jornalista Herminia Brandão e de Olga Olga Lechener Rodrigues, interessada em participar do trabalho da PPI.

Está sendo organizado um Encontro de Sensibilização envolvendo as os vários segmentos que trabalham com idosos na comunidade.

Novo pároco

O Padre Antônio Sagrado Bogaz retornou para a Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, onde trabalhou por uma década, no domingo 29 de janeiro, na missa presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

Padre Bogaz é formado em Filosofia, pela Universidade de São Paulo São Paulo; em Teologia, em Roma, na Itália e fez Pós-Doutorado na UNESP, campus de Rio Claro. É fluente em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e estuda russo. É escritor de 25 livros e cineasta de filmes religiosos, entre eles o que conta a trajetória da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

NCI Dom Orione

A Paróquia Nossa Senhora da Achiropita mantém entre os vários atendimentos do serviço social, o Núcleo de Convivência para Idosos Dom Orione, conveniado com a Prefeitura de São Paulo, que atende cerca de 180 idosos por mês.

Lá são desenvolvidas atividades socioeducativas como: Biodança, Musicoterapia, Envelhecimento e Cidadania, Lazer e Leitura, além de atividades físicas e atividades recreativas.

O nome Dom Orione é porque a Paróquia, desde 1926 quando foi fundada, está sob os cuidados dos Padres da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas), cujo fundador é São Luís Orione.

Festa de Nossa Senhora Achiropita

Uma das mais tradicionais festas italianas do Brasil, a Festa de Nossa Senhora Achiropita é realizada todo ano em agosto, com a participação de quase 1 mil voluntários. A renda é revertida para a continuidade dos projetos mantidos pela comunidade: A Casa Dom Orione, o Espaço Social no cuidado com os homens e mulheres em situação de rua, a Casa São José na assistência à melhor idade, a Casa de Acolhida Rainha da Paz, na recuperação de dependentes químicos e o Movimento de alfabetização de adultos.

outras matérias da PPI