Osasco, SP, oferece curso de pintura em tela para a terceira idade grátis

Aula de Pintura em tela no CATI de Osasco. Foto: SECOM/PMO
Aula de Pintura em tela no CATI de Osasco. Foto: SECOM/PMO
Profª Aparecida de Moraes na aula de Pintura em Tela no CATI de Osasco. Foto: Rômulo Fazanaro Filho/SECOM/PMO

O Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco, está oferecendo aulas semanais de pintura em tela para a terceira idade.

As aulas acontecem todas às terças-feiras, das 8h30 às 11 horas e são ministradas pela professora Aparecida de Moraes. As turmas são compostas por 10 alunos e todos tem a liberdade para realizar a pintura que desejarem.

A Prof.ª Cida, como ela gosta de ser chamada, entra em cena ensinando as principais técnicas de pintura a óleo, que vão desde o sombreamento, contornos, escolhas dos pincéis, os tipos e tamanhos de telas, além de mecanismos para envernizar telas e aplicar solventes ou secantes para se evitar as rachaduras.

Aula de Pintura em tela no CATI de Osasco. Foto: SECOM/PMO
Aula de Pintura em tela no CATI de Osasco. Foto: Rômulo Fazanaro Filho/SECOM/PMO

“Iniciei meu lado artístico na Escola de Artes, no Centro de Osasco. A Cida que me indicou o CATI e passei a fazer aulas aqui no Bela Vista. No começo achava que não ia conseguir pintar um quadro, pois ainda hoje não consigo reproduzir imagens prontas, mas como adoro pintar, me sinto mais confiante para fazer o que me dá vontade, o que sai de dentro do coração e fico feliz com o resultado final”, comentou a idosa Mariza Pacheco, que presenteia familiares e amigos com seus quadros.

CATI

O Centro de Atenção à Terceira Idade atende em média 1,5 mil idosos é um espaço de lazer, recreação, movimento e integração social com inúmeras atividades gratuitas, que são oferecidas semanalmente em dias úteis.

Etelvina Carvalho, 64, é frequentadora do CATI há sete anos. Ela participa das aulas de ginástica todas as manhãs e às terças-feiras ela faz também pintura em tela. Atualmente ela está pintando uma paisagem de campo, registrada em fotografia. “Eu relaxo, converso com meus amigos, falo dos meus problemas, eles parecem que ficam até mais leves”, comentou.

 Dona Teresa Memola, 82, nasceu em Terlizzi, província de Bari, na Itália, e veio para Osasco aos 22 anos. Aqui fez a vida e formou família. Há quatro anos é viúva, e encontrou no CATI um segundo lar, aonde realiza diversas atividades, inclusive a pintura em tela. Ela está fazendo um quadro com a imagem tirada de um cartão que recebeu de sua família de um vilarejo italiano.Há 12 anos conheço a professora Cida e brincamos de pintar. É muito gostoso para mim. Em casa me sinto sozinha”.

Para saber mais informações sobre novas turmas ou demais atividades oferecidas pelo Centro de Atenção à Terceira Idade basta comparecer na Rua da Saudade, 180, Bela Vista ou através do telefone (11) 2183-6700.