

A Seção São Paulo, da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil realizou na noite de ontem, 26 de julho, a solenidade de posse da sua Comissão Especial dos Direitos do Advogados Idosos, presidida agora por Adriana Maria de Fávari Viel, que foi por duas vezes presidente da subseção da OAB-Vinhedo/Louveira. Embora já estivesse oficializada no cargo há meses, somente ontem foi oficialmente apresentada pela entidade, junto com os demais membros que vão participar da Comissão.
Com auditório lotado de representantes de demais comissões das entidades, de Ongs convidadas, da Pastoral da Pessoa Idosa, de vereadores e com a presença do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o evento foi marcado pelo depoimento de várias pessoas que estão dispostas a trabalhar pela causa dos idosos nas suas localidades.

Bastante simpática e carinhosa com todos, a nova presidente afirmou que apesar de não conhecer a área, pretende fazer com que a Comissão dos Idosos da OAB-SP retome a forte atuação, próxima do movimento de idosos, que tinha na época da saudosa Dra. Mel (Maria Elisa Munhol)
Com um perfil bastante político, a nova presidente, reconhecida no Interior por sua atividade de defesa em várias comissões sociais, foi presidente da Associação Comercial de Vinhedo, no final dos anos 90, foi candidata a vereadora pelo Partido da República, em 2004 e foi a 16° mais votada de uma coligação de 100 candidatos da região. Atualmente faz parte dos quadros do PMDB. Ela é a primeira advogada da família, mas já está sendo seguida por um dos dois filhos- o Conrado- que já trabalha com ela no escritório profissional. É casada, desde 1985, com Luiz Amilton, engenheiro civil, com quem tem também o filho Frederico, estudante de Engenharia de computação.
Antes do início da festa, a Dra. Adriana falou para o Jornal da 3ª Idade como pretende trabalhar a questão dos idosos.
Jornal da 3ª Idade– É a primeira vez que a senhora trabalha com a questões dos idosos?
Dra. Adriana Viel– Sim, para mim é uma matéria totalmente nova. É uma grande responsabilidade, principalmente se tratando de um convite feito para alguém que vem do Interior.
Jornal da 3ª Idade– De qual subseção a senhora está vindo? E o que a motivou assumir?

Dra. Adriana Viel– Eu fui por duas vezes presidente da Subseção da OAB Vinhedo/Louveira. E a gente sabe que mulher quando recebe um convite desses tem que primeiro falar com a família e com os amigos próximos, para poder aceitar, porque vai precisar do apoio de todos. Tive uma aceitação bem grande de todos e assim fiquei tranquila de aceitar.
Jornal da 3ª Idade– Como a senhora pretende conduzir a Comissão, já que ainda não tem muitos conhecimentos na área?
Dra. Adriana Viel– Eu acredito que esse meu desconhecimento inicial pode ser uma grande vantagem para todos. Vou começar do zero e pretendo assimilar as informações como uma esponja. Eu só costumo trabalhar em equipe e já estou tentando recrutar advogados de todo o Estado de São Paulo para trabalhar. Não é fácil de imediato, pois o trabalho é voluntário, sem qualquer remuneração. Minha ideia é que a Comissão do Idoso tenha tentáculos em todo o Estado de SP. Minha pretensão é trabalhar em parceria com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) que é o nosso braço assistencial. Num primeiro ponto temos que trabalhar com o advogado idoso. Só que a Comissão não tem dados. Quantos advogados idosos temos? Quantos estão na quarta idade? Precisamos desses números para começar a trabalhar.
Jornal da 3ª Idade– Existe algum interesse da sua parte em abrir novamente a Comissão? Antes como Comissão do Idoso da OAB São Paulo foi bastante atuante, principalmente quando era presidida pelo Dra. Mel. Depois ficou mais fechada para a categoria quando se transformou em Comissão do Advogado Idoso.
Dra. Adriana Viel– Eu já estou fazendo um trabalho de abertura. Meu primeiro convite já foi para a Pastoral da Pessoa Idosa. Embora a Comissão seja aberta para todos e não vá ter um caráter religioso, nós sabemos que a Pastoral tem uma capilaridade grande no Estado, que tem organização, porque responde a uma hierarquia e tem estudos científicos como parâmetro. E hoje ainda tivemos uma feliz coincidência. Santana é a padroeira da minha cidade Vinhedo e é feriado lá. Hoje dia da minha posse é Dia de Santana e São Joaquim. Isso me emocionou bastante. Isso é providência.
As fotos podem ser utilizadas desde que citada a fonte. Para ampliar clicar na foto.
Matérias relacionadas
Comissão do Advogado Idoso da OAB-SP para a gestão 2016-2018