Fundador da crítica literária nacional e um dos maiores intelectuais vivos do país, Antônio Cândido completa hoje 97 anos de idade.
Nascido em 1918 no Rio de Janeiro, Antônio Cândido de Mello e Souza é uma daquelas pessoas que a gente costuma chamar de “testemunha ocular da história”. Ele foi jovem na época em que o Brasil vivia o Estado Novo, fez parte de vários movimentos culturais nos anos 40 e foi próximo de escritores modernistas como Mário de Andrade.
O seu livro Formação da Literatura Brasileira, escrito em 1959 é considerado o marco na maneira de analisar a literatura nacional e consequentemente a interpretação da sociedade brasileira.
Sociólogo de formação, Antônio Cândido teve vital influência em vários momentos da vida política brasileira das últimas décadas. Foi professor na USP- Universidade de São Paulo, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de vários dos seus companheiros. Em 1980, junto com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, fundou o Partido dos Trabalhadores.