O Conselho Estadual do Idoso do Pará empossou os conselheiros 2016/2018

A Profª Walquiria Alves tem 20 anos de atuação na área do envelhecimento , com experiência em órgãos públicos (Município e Estado ) e Organizações não governamentais. Formada em Educação Física, pela Uepa tem várias especializações no Brasil em cursos de Gerontologia e um Superior em Gerontologia Social, pela Universidade de Barcelona -Espanha. Ela é a presidente do Cedp-PA para a gestão 2016-2018.
A Profª Walquiria Alves tem 20 anos de atuação na área do envelhecimento , com experiência em órgãos públicos (Município e Estado ) e Organizações não governamentais. Formada em Educação Física, pela Uepa tem várias especializações no Brasil em cursos de Gerontologia e um Superior em Gerontologia Social, pela Universidade de Barcelona -Espanha. Ela é a presidente do Cedpi-Pa para a gestão 2016-2018.

O Cedpi-Pa -Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará empossou na manhã de ontem os conselheiros eleitos para a gestão 2016/2018 e logo em seguida elegeram sua nova mesa diretora.

A executiva será presidida pela gerontóloga Walquiria Cristina Batista  Alves, representante da seção paraense da SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A vice-presidente será a representante da COHAB-  Companhia de Habitação do Pará,  Beth Castro. A 1º Secretaria ficou com a representante da FAAPA- Federação de Aposentados e Pensionistas  do Estado do Pará, Ana Cunha e a 2º Secretaria, com Oneia Dourado da SETUR- Secretaria de Estado de Turismo.

A Comissão de Política da Pessoa Idosa com as representações: da SESPA- Secretaria de Estado de Saúde;  SEEL- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; FAAPPA- Federação de Aposentados e Pensionistas  do Estado do Pará; SEJUDH-Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; SEDUC-Secretaria de Estado de Educação e ABRATO- Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais.

A Comissão de Defesa da Pessoa Idosa com as representações: da COHAB- Companhia de Habitação do Pará; OAB- Ordem dos Advogados do Brasil ; ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer , PPI- Pastoral da Pessoa Idosa e APPD- Associação Paraense das Pessoas com Deficiência.

A Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro com as representações: da SEASTER- Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social; da SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; da SETUR- Secretaria de Estado de Turismo e da PPI- Pastoral da Pessoa Idosa.

O Jornal da 3ª Idade conversou com a nova presidente para saber um pouco mais sobre a atuação do Conselho Estadual no Pará e as propostas dela, nessa nova gestão.

Jornal da3a Idade – A senhora trabalha há muito tempo com a questão do envelhecimento?

Profª Walquiria Alves – Sim. Iniciei em 1994, no Centro de Convivência da 3 idade Zoé Gueiros, fomentando os Jogos Municipais do Idoso. Em 1999 implantei o Programa Vida Ativa na 3 idade, na Secretaria de Esporte e Lazer do Pará ficando na coordenação deste projeto por 8 anos, promovendo vários eventos, tais como: VI Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade. Em 2009 também fui presidente do Conselho do Idoso.

Jornal da3a Idade – Quais são hoje as maiores demandas dos idosos no Pará? Como o Conselho pretende enfrentá-las?

Profª Walquiria Alves– Penso que a grande demanda é o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Precisamos fazer a rede de atendimento a pessoa idosa funcionar de forma integrada e com eficiência. Temos como proposta promover ações que levem ao cumprimento do Estatuto do Idoso . E também nossa meta é criar o Fundo Estadual do Idoso que ainda está em tramitação.

Jornal da3a Idade – Quantos conselhos municipais existem entre os 144 municípios do Estado?

Profª Walquiria Alves– Existem atualmente no Estado do Pará somente 39 conselhos municipais. Esse também será no grande desafio: o fortalecimento e a ampliação dos conselhos municipais do idoso.

Matérias relacionadas:
Conselho Estadual do Idoso do Pará faz eventos contra a violência
Maria de Nazaré , Profª de Serviço Social do Pará, defende a Renadi
Freira que trabalha com crianças no Pará diz que a violência persiste
Conselho do Idoso de Belém, no Pará, está com inscrições abertas até 15/1