O Instituto Lado a Lado Pela Vida realizará hoje , dia 8 de maio, uma grande movimentação na Avenida Paulista, em São Paulo, com mulheres vestidas de camisola e pantufas alertando o público com relação aos 6 mil novos casos por ano, que vem vitimando cada vez mais mulheres.
A causa merece a atenção de todos, por se tratar de uma doença silenciosa, pouco divulgada, que mata cerca de 140 mil mulheres anualmente, difícil de ser diagnosticado e com menor chance de cura porque costuma ser descoberto em estágio avançado. Por isso, conhecer os sintomas pode salvar vidas.
Dados do câncer de ovário
Embora pouco frequente, o câncer de ovário tem grande taxa de mortalidade, especialmente por ser diagnosticado tardiamente. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 3/4 dos cânceres de ovário são diagnosticados em estágio avançado.
Estima-se que sejam diagnosticadas anualmente quase 250 mil mulheres no mundo com câncer de ovário, que é responsável por 140 mil mortes por ano. Segundo as estatísticas, apenas 45% das mulheres com esse tumor têm chance de sobreviver por cinco anos – no caso do câncer de mama, esse índice é de 89%. No Brasil, surgem em média 6 mil novos casos por ano.
Vencer com Autoestima
Iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, Vencer com Autoestima é uma campanha aliada da mulher em tratamento e na prevenção do câncer de mama, ovário e útero. A iniciativa soma 8 edições promovendo o autocuidado, autoestima e mais qualidade de vida entre as mulheres, gerando informação de qualidade sobre os principais tumores femininos e colocando em debate o mapeamento genético, um tema revolucionário no tratamento do câncer. O objetivo é que a paciente com câncer restabeleça uma relação positiva com o próprio corpo e as emoções e que a mulher perceba a importância da prevenção e da detecção precoce de tumores.