Mauá, SP, fez reunião do projeto Escola da Família debatendo Envelhecimento

Encontro da Escola da Família Mauá. Foto: jornal3idade.com.br
Encontro da Escola da Família Mauá. Foto: jornal3idade.com.br

Na sexta-feira passada, dia 21 de setembro, um encontro de formação e multiplicação da Diretoria de Ensino de Mauá, do Programa Escola da Família, reuniu vice-diretores, supervisores e participantes de 26 escolas, para falar sobre Envelhecimento, participação e realizações na terceira idade.

A Escola da Família é um programa da Secretaria Estadual de Educação, que possibilita a abertura das escolas nos finais de semana para atividades com as pessoas da comunidade, dentro de quatro eixos: Cultura, Esporte, Saúde e Trabalho.

Profº Roberto José Felizmino chamando para apresentação do Fórum Paulista. Foto: jornal3idade.com.br

Esse encontro, coordenado pelo professor coordenador do Núcleo Pedagógico, Roberto José Felizmino, reuniu no auditório da Faculdade Fama de Mauá, representantes das cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que compõem o território de abrangência da Diretoria de Ensino de Mauá.

A discussão foi organizada pelo Eixo Esporte, no qual está inserido o tema Terceira Idade. Somente no primeiro semestre de 2018 contou com a participação de mais de 5 mil pessoas.

Foi um encontro valioso demais pois pudemos ter a apresentação de várias atividades que podem ser desenvolvidas no programa, disse o professor.

A  psicóloga Solange Zilli, que tem especialização em Gerontologia e trabalha na Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Mauá fez uma apresentação sobre o Envelhecimento e falou do Conselho Municipal do Idoso de Mauá.

A Faculdade Fama apresentou o Informática para a Terceira Idade, um projeto contínuo que vem acontecendo aos sábados, idealizado pelo curso de Enfermagem, coordenado pela professora de Enfermagem Marli Reinado Barbosa.

O Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento, que fez um encontro em Mauá, em julho passado, esteve representado pela jornalista Hermínia Brandão e pelo administrador de empresas especializado em ILPIs, Gerson Ribeiro Magalhães.

No final do encontro foram feitos emocionantes depoimentos de pessoas idosas que participam da Escola da Família e que fizeram questão de contar como essa iniciativa está mudando a sua perspectiva de vida.