Mário Martinez vem ao Brasil para palestras sobre Longevidade

Dr. Martinez é um neuropsicólogo americano especialista no estudo de como crenças culturais afetam a saúde e longevidade.
Dr. Martinez é um neuropsicólogo americano especialista no estudo de como crenças culturais afetam a saúde e longevidade.
Dr. Martinez é um neuropsicólogo americano especialista no estudo de como crenças culturais afetam a saúde e longevidade.

O neuropsicólogo norte-americano, Mário Martinez, fundador da Ciência Biocognitiva virá ao Brasil no período de 20 a 25 de setembro, para fazer palestras em São Paulo, Londrina, Curitiba e Salvador, sobre Longevidade associada às crenças culturais.

Ele trabalha há muitos anos pesquisando centenários e já entrevistou muitas pessoas que passaram dos 100 anos saudáveis e lúcidas, sem ter necessariamente uma carga genética que justificasse isso.

Nas palestras que fará no Brasil, ele quer falar exatamente sobre o fato de que as pessoas não são necessariamente escravas dos seus genes e que a cargas de doenças que existem nas famílias, nem sempre vão determinar o seu futuro, apenas vão apontar uma propensão. Ele garante que as causas da saúde são herdadas, mas que a longevidade pode ser culturalmente aprendida.

Martinez, que é autor de três livros que debatem a associação entre cognição, biologia e influências do contexto cultural na saúde, garante que apenas de 20% a 25% do fator saúde pode ser atribuído à genética e que pelo menos 75% da longevidade está diretamente ligada ao modo como as pessoas vivem e se relacionam.

Nas palestras ele pretende expor comprovações científicas de como o cérebro interpreta crenças étnicas e as traduz para o sistema imune, endócrino e nervoso. Ele tem servido de fonte sobre o assunto para documentários científicos exibidos pela National Geographic, CNN, BBC e Discovery Channel.

O neuropsicólogo Mário Martinez, que atualmente mora no estado do Tennessee, nos EUA, virá ao país associado ao Instituto Salgado de Saúde Integral, uma instituição da cidade de Londrina, no Interior do Paraná, especializada em educação de qualidade na área da saúde e organizadora dos encontros no Brasil.

Na tarde de hoje (14/8) o Jornal da 3a Idade conversou com ele pelo whatsapp. Ele não conhece muito do trabalho sobre longevidade do Brasil, mas tem estudado e sabe que o número de centenários já é 2% maior que o de 20 atrás. Quando abordamos sobre a grande religiosidade no povo brasileiro e como essa carga pode influenciar no comportamento dos mais velhos, ele foi enfático ao dizer que pelo mundo todo os centenários são mais espirituais do que religiosos.

Quem tiver interesse em se inscrever para os workshops, que emitirão certificados internacionais, devem se informar pelo site www.cienciadaesperanca.com.br.

 LONDRINA

Data: 20 de setembro – das 8 às 18 horas

Local: Aurora Shopping- Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 400 – Gleba Palhano

CURITIBA

Data: 22 de setembro – das 8 às 18 horas

Local: Bourbon Curitiba Convention Hotel- Endereço: R. Cândido Lopes, 102 – Centro

SÃO PAULO

Data: 23 de setembro- das 8 às 18 horas

Local: Hotel Estanplaza International-  R. Fernandes Moreira, 1293 – Chácara Santo Antônio

SALVADOR

Data: 25 de setembro – das 8 às 18 horas

Local: Sheraton da Bahia Hotel- Av. Sete de Setembro, 1537 – Campo Grande