Marina Miranda com 90 anos, a 1ª humorista negra de sucesso na TV brasileira, vira livro

Capa do livro sobre a vida de Marina Miranda lançado pela Funarte, no dia 30 de setembro de 2020. Foro: divulgação
Capa do livro sobre a vida de Marina Miranda lançado pela Funarte, no dia 30 de setembro de 2020. Foro: divulgação

A atriz Marina Miranda, hoje com 90 anos, considerada a primeira humorista negra de sucesso da televisão brasileira, foi homenageada na quarta-feira passada, dia 30 de setembro, com o lançamento de um livro da FUNARTE- Fundação Nacional de Artes.

Marina Miranda – Além da ‘Crioula Difícil’ é de autoria do produtor cultural carioca Clóvis Corrêa, com prefácio do musicólogo e pesquisador Ricardo Cravo Albin.  A trajetória da sua vida artística está registrada em uma obra de 168 páginas.

Marina Miranda iniciou a carreira nos anos 1950, cantando ópera na Rádio Nacional. Mas consagrou-se como intérprete de marchinhas, o que alavancou sua carreira de comediante. Ao todo, foram 70 anos de trabalho artístico. “Grande Otelo de Saias” e “Josephine Baker brasileira” foram algumas das expressões usadas para definir a atriz, no período de seu maior sucesso.

Marina Miranda, hoje com 90 anos, fez sucesso em programas de humor e em novelas da Tv Glovo e da Rede Record. Foto: divulgação

Com base em entrevistas e documentos históricos, o autor traça um perfil de Marina e de sua caminhada profissional, tendo com como pano de fundo a história da televisão brasileira, e de artistas como o saudoso e hilariante Tião Macalé.

O ator Bruno Mazzeo, filho de Chico Anizio, no texto de contracapa, escreveu: Marina Miranda é parte do imaginário de quem, como eu, viveu a infância ali pelos anos oitenta e começo dos noventa. Eu sei, ela continuou frequentando humorísticos (e novelas) de sucesso. Mas é que minhas memórias me remetem a quando era criança e começava a descobrir minha paixão pelo ofício que seguiria pela vida. Ficava vidrado naquele desfile de astros que passaram por programas como  e , em que a dupla Marina Miranda/Tião Macalé brilhava no deboche. ‘Ô, Crioula Difícil’, dizia o parceiro antes de finalizar com o seu “Nojento, tchã” — um marco do humor politicamente incorretíssimo”.

Marina Miranda hoje

A justa homenagem chega num momento difícil da vida de Marina Miranda. Reportagens  de jornais e emissoras de TV, desde o ano passado, registraram que ela estava vivendo em condições precárias, com parcos recursos, numa casa acumulada de lixo e muito pouca higiene. O Ministério Público do Rio de Janeiro precisou fazer uma intervenção no seu apartamento em Copacabana depois de denúncias feitas por vizinhos.