

Compartilhar experiências profissionais e valores dos esportistas veteranos com crianças e jovens que sonham com uma carreira em diferentes áreas que envolvam atividade física é uma das motivações do projeto Ao Lado do Ídolo, que desde 2019 vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro.
Na última quinta-feira, 18/11, mais de 50 alunos assistiram a aula de Carlos Alberto Lancetta, 72 anos, que foi técnico da seleção brasileira de Atletismo na Olimpíada de Montreal, em 1976 e na da Rússia em 1980, trabalhou como preparador físico do Botafogo, Vasco, Fluminense, Flamengo e América e também teve passagem por clubes de São Paulo.
O projeto Ao Lado do Ídolo tem como objetivo integrar alunos das modalidades esportivas oferecidas pelo projeto “Maricá+Esporte 2″ com ídolos esportivos para trabalhar não somente a modalidade e a necessidade de disciplina, mas também ressaltar a necessidade do companheirismo, da ética, da formação de caráter. Sabemos que a maioria dos jovens não seguirão carreiras esportivas, mas podem levar para o resto da suas vidas, para qualquer profissão, essa formação, disse o Secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt.
São 20 núcleos espalhados pela cidade que através do projeto oferecem aulas gratuitas de dezenas de modalidades esportivas, como futebol, vôlei, lutas, ginástica e exercícios aeróbicos. Os polos contam com aulas voltadas para todas as idades, com atividades esportivas que começam antes das 7 horas da manhã e vão até às 20 horas. A Secretaria diz que estão sendo mantidos os protocolos de segurança contra a COVID-19, como o uso obrigatório de máscaras de proteção e disponibilização de álcool em gel nos espaços.
No calendário das próximas aulas do projeto outros veteranos, de diferentes modalidades estarão se apresentando neste trabalho intergeracional.