Internos no Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga, entidade que está celebrando 103 anos.Internos no Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga, entidade que está celebrando 103 anos. Foto: divulgação
Na última terça-feira, o Lar São Vicente de Paulo, da cidade de Itapetininga, que fica na região sul do Estado de São Paulo, distante 170 quilômetros da capital comemorou seus 103 anos de atendimento a idosos.
Fundado no dia 04 de agosto de 1912 pelos vicentinos locais, o Lar São Vicente, ao longo de sua história, sempre obteve auxílio e apoio da população de Itapetininga, do Ministério Público e dos Conselhos Municipais para continuar prestando os necessários serviços aos idosos acolhidos, em situação de vulnerabilidade social, sendo muitos, abandonados pelos seus próprios familiares. Recentemente a ILPI foi reestruturada e adequada para a legislação vigente.
Atualmente o Lar acolhe atualmente 85 idosos e conta com 76 funcionários, capacitados e especializados no atendimento integral.
A humanização é um dos pontos fortes desta Instituição de Longa Permanência. A entidade nasceu do Movimento Vicentino no seio da Igreja Católica, porém, seu atendimento é ecumênico, sem qualquer discriminação para com seus assistidos. O Lar de Itapetininga é uma das 696 ILPI vicentinas filantrópicas existentes no Brasil. São 103 anos bem vividos, à serviços dos mais necessitados, explica o presidente do Lar, o advogado Cláudio Stucchi.