
Uma programação diferente, que planeja ser especial na semana de lançamento, mas que vire rotina na vida das pessoas idosas. Essa é a pretensão da Jornada da Leitura 6.0, que o Observatório do Livro vai realizar, de 7 a 9 de abril, das 16 às 18 horas, transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Para discutir e intensificar a divulgação entre as pessoas idosas dos benefícios da leitura de livros para uma velhice mais saudável, o evento terá importantes convidados, entre escritores, especialistas em gerontologia e pessoas que trabalham com idosos. Confirmado o escritor Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, o recordista de vendas, Pedro Bandeira, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, a psicóloga Cláudia Ajzen, especialista em gerontologia e coordenadora da Universidade Aberta para Pessoas Idosas, da Unifesp, entre outros.
O projeto Clube de Leitura 6.0, que recebeu autorização do Fundo Estadual do Idoso de SP, para captação de recursos, começou um pouco antes das medidas de isolamento social da COVID-19 e até o começo de março já estava presente na vida de 1124 idosos, em 26 cidades do Estado de São Paulo.
Os membros dos clubes leem ao menos uma obra por mês e se reúnem semanalmente para falar sobre a leitura realizada – muitos deles chegam a ler um título por semana, perfazendo a média de quase 50 livros por ano, dez vezes o índice nacional, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Ibope.
Para saber mais como o projeto nasceu e pretende se expandir para todo o Brasil, o Jornal da 3ª Idade, conversou com o seu idealizador, também presidente do Observatório do Livro e da Leitura, o jornalista e escritor Galeno Amorim. Ele foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco- Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura. É também autor de 18 livros, entre os quais Retratos da Leitura no Brasil.
