Jogos da Terceira Idade de Santo André tem 1200 idosos disputando até 16 /5

Foto: Ricardo Trida/Secom PSA
Foto: Ricardo Trida/Secom PSA
Foto: Ricardo Trida/Secom PSA

A 18ª Edição dos JOTISA- Jogos da Terceira Idade de Santo André, na Grande São Paulo, que dessa vez tem a participação de mais de 1200 idosos da Região do ABC, começou ontem, 24 de abril, com a abertura, lotada no ginásio Pedro Dell’Antonia. As provas serão disputadas até o dia 16 de maio.

Com exceção de Atletismo e Natação que permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, o regulamento do JOTISA só aceita para as demais competições pessoas com 60 anos ou mais.

São 17 modalidades: atletismo feminino e masculino; bocha mista; buraco feminino e masculino; coreografia mista; damas feminina e masculina; dança de salão mista; dominó feminino e masculino; malha mista; natação feminina e masculina; gatebol; tênis de mesa feminino e masculino; tênis de campo; torcida; tranca; truco misto; vôlei simplificado feminino e masculino e ainda xadrez feminino e masculino.

Nesse primeiro dia de abertura também teve prestação de serviços para o público da terceira idade, como massagens, odontologia, fisioterapia e ações culturais, em parceria com empresas privadas que atuam na cidade.

O ex-jogador de vôlei Décio Cattaruzzi, atleta dos tempos áureos da equipe andreense da Pirelli e da seleção brasileira, foi o responsável por acender a pira olímpica, e de forma inusitada, já que desceu de tirolesa levantando o público presente. “Estou realmente emocionado. Joguei por muitos anos nesta quadra, vestindo a camisa do Santo André e fico muito feliz. Estão todos de parabéns e ver esta alegria nos motiva. Isso deve continuar até o fim da vida”.

O objetivo do JOTISA é promover a valorização do idoso visando à integração e o exercício da cidadania, através do estímulo da prática de atividades esportivas como fator facilitador do convívio social, da saúde e do bem-estar, resgatando a autoestima e promovendo a melhora da qualidade de vida dos idosos da cidade e região. Os jogos também têm a função de promover e difundir o esporte e práticas físicas saudáveis na cidade e, desta maneira, quebrar possíveis preconceitos quanto à prática esportiva e outras limitações impostas socialmente ao público de terceira idade. Esta competição é única do gênero na Grande São Paulo, com formato aberto à participação avulsa ou através de entidades.

A Prefeitura vai divulgar os locais das provas das 17 modalidades

Outras reportagens e edições anteriores do JOTISA