

A Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da PPI- Pastoral da Pessoa Idosa- recebe hoje, em Brasília, na Câmara dos Deputados, o Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, criado no ano passado e entregue pela primeira vez.
A proposta para criação dessa homenagem, partiu da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR). A organização do Prêmio recebeu 53 indicações de todo o país e somente cinco foram escolhidos para serem laureados.
Os parlamentares tiveram até o dia 16 de março para fazer as indicações que tem dois trabalhos paulistas premiados entre os cinco vencedores.
Os escolhidos
Pastoral da Pessoa Idosa (PR) – A Pastoral da Pessoa Idosa constitui a maior rede de proteção baseada na solidariedade, garantindo apoio às múltiplas necessidades da pessoa idosa e contribuindo com o envelhecimento ativo em todas as regiões e classes sociais.
Lar dos Velhinhos de Piracicaba (SP) – Instituição Filantrópica, Saúde, Lazer, Prevenção, Cuidado, Moradia. Os ocupantes têm moradia, alimentação, tratamento de saúde, assistência social e religiosa.
Instituto Jovino Barreto (SP) – ONG de Saúde, ONG de Assistência Social-Defesa Social e Institucional, Assistência Social-Proteção Social, ONG de Habitação.
Conferência Vicentina de Lages (SC) – Há 100 anos a Conferência Vicentina de Lages, mantenedora do Asilo Vicentino de Lages, realiza um trabalho exemplar em prol dos idosos de Lages e da região Serrana de Santa Catarina. Conta com administração interna e com a diretoria composta por voluntários da sociedade lageana. A Instituição não tem fins lucrativos, tendo por base a filantropia.
Anna Trotta Yaryd- SP– 4ª Promotora de Justiça Cível do Fórum Regional do Jabaquara – Ministério Público do Estado de São Paulo – com atuação na área da Pessoa Idosa – direitos individuais.