
O INSS- Instituto Nacional de Seguro Social começou ontem (20/8) um projeto-piloto de prova de vida por meio de biometria facial, que dependendo dos resultados poderá começar a valer para todos os aposentados e pensionistas, até o final de 2020.
Na primeira fase participarão cerca de 500 mil beneficiários de várias regiões do país, que começarão a ser contactados nos próximos dias por meio de SMS, Central 135 e e-mail.
Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.
O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo
O que é prova de vida?
A prova de vida é uma exigência feita a quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS. O beneficiário, uma vez ao ano, precisa provar que está vivo para não perder o benefício. Quem não faz a comprovação no prazo, tem seu pagamento bloqueado
Como deverá funcionar
