Idosos da Vila Dignidade de Botucatu, SP, comemoraram o Dia dos Pais

Idosos da Vila Dignidade, em Botucatu, comemorando o Dia dos Pais. Foto:Andreia Seullner/PMB
Idosos da Vila Dignidade, em Botucatu, comemorando o Dia dos Pais. Foto:Andreia Seullner/PMB
Idosos da Vila Dignidade, em Botucatu, comemorando o Dia dos Pais. Foto:Andreia Seullner/PMB

Botucatu, na região centro-sul do estado, a cerca de 235 km da capital paulista promoveu na quinta-feira, dia 6 de agosto, no salão de convivência do Condomínio Vila Dignidade, inaugurado neste ano na Cohab 1, na região Sul da cidade uma festa em comemoração ao Dia dos Pais. Participaram da atividade 11 moradores da Vila Dignidade, sendo cinco pais que foram contemplados com presentes em comemoração a data.

Segundo a secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar, o objetivo principal do encontro foi promover a integração dos idosos.

“Nossa equipe preparou atividades de lazer e diversão para eles. Também foi servido um lanche com bolo para comemorar a data. Este mês eles ainda vão participar de atividades diferentes como uma ida ao zoológico de Bauru junto com o projeto ‘Passeio com os Idosos’ e também ao circo”, destaca.

Os moradores participam, toda quarta-feira, das atividades de fortalecimento de vínculo do grupo e idosos “Saber Viver”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Sul.

Unidades vagas

A Vila Dignidade é um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. Com 44,84 m² de área construída, as unidades possuem um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço e aquecedor solar.

As casas foram entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e banheiro, barra de apoio nos sanitários e laje. Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns, que contam com salão de convivência, praça com equipamentos de ginástica, calçadas e rampas de acesso às unidades, passeio público e paisagismo. O mobiliário das unidades e das áreas comuns foi fornecido pela CDHU.

A secretária de Assistência Social informa que ainda existem seis unidades que devem ser ocupadas por pessoas que se encaixem nos critérios estabelecidos pela CDHU e a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Os critérios são: possuir salário mínimo, ter mais de 60 anos, não possuir imóvel, vínculos familiares rompidos ou fragilizados, ser independe para atividade de vidas diárias e residir no Município por pelo menos dois anos. Em caso de a procura ser feita por um casal, a renda pode ser de dois salários mínimos”, enfatiza.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social localizada na Rua Velho Cardoso, nº 338, no Centro.  Outras informações pelos telefones (14) 3814-5181, 3813-6514 e 3815-6329.

Vila Dignidade

A Vila Dignidade integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, iniciativa do governo estadual. São pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população. Pelos convênios, as prefeituras ficam sendo responsáveis pela identificação e seleção dos beneficiários e, posteriormente, pela administração do condomínio.