Fachada do edifício histórico do Hospital Sírio Libanês iluminada de vermelho para o Dia Mundial do Coração. Foto: divulgaçãoFachada do edifício histórico do Hospital Sírio Libanês iluminada de vermelho para o Dia Mundial do Coração. Foto: divulgação
Quer fazer um teste rápido para saber a idade do seu coração? Vá até o site que o Hospital Sírio Libanês que lançou ontem para alertar as pessoas para os riscos das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte em todo o mundo.
O lançamento do site abre as comemorações do 29 de setembro, Dia Mundial do Coração.
Nos próximos dias a fachada de vários prédios da cidade serão iluminadas de vermelho, como uma das marcas do movimento que envolve diversas instituições e profissionais de saúde de todo o país.
No Brasil, somente esse ano mais de 230 mil pessoas foram vítimas de doenças relacionadas ao coração. No mundo morrem 17,3 milhões de pessoas a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Abrindo a campanha nacional, o Hospital Sírio Libanês de São Paulo, uma das referências nacionais no combate a essas doenças lançou ontem o site voltado para conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Nele estão disponibilizadas receitas saudáveis para o coração (entradas, pratos principais e sobremesas) e vídeos sobre exercícios físicos (recomendações, exemplos práticos e dicas.
Profissionais da equipe do Centro de Cardiologia do hospital participam dos filmes sobre exercícios, explicando as formas de prevenção e os principais vilões cardiovasculares, como o cigarro, as bebidas alcóolicas e a obesidade. Também é possível informar-se sobre quais as principais doenças cardiovasculares (como o infarto, derrame e doença arterial periférica) e seus sintomas.