Hoje a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aberta ontem começa a debater as prioridades dos idosos da Capital

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo, aberta ontem a tarde no auditório do Anhembi, começa a debater hoje, em grupos divididos por Eixos, as prioridades no atendimento público para população mais velha da cidade.

Os Eixos foram determinados pelo CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e desde o ano passado já foram discutidos em mais de 300 conferências pelo país, sempre adequando as necessidades da realidade local. São eles: I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Amanhã essas discussões continuarão e no final serão tiradas as propostas que deverão ser encaminhadas para a Conferência Estadual do Idoso, marcada para agosto e a Conferência Nacional prevista há mais de um ano para novembro de 2019.

Delegados do Fórum do Cidadão Idoso de Ermelino Maratarazzo e Ponte Rasa. Foto: jornal3idade.com.br

Abertura solene 

A abertura solene foi marcada pelo repúdio das diversas autoridades presentes ao Decreto 9.759 de 11 de abril de 2019, em que o presidente Jair Bolsonaro assinou a extinção de Conselhos de Direitos, entre eles o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A presidente do CNDI, Lúcia Secotti, que compunha a mesa de honra da abertura da conferência paulistana, leu a Nota de Repúdio do conselho, feita a semelhança de dezenas já divulgadas por algumas das mais importantes entidades a respeito dessa determinação.

Compunham também a mesa de abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo: a presidente do CEI- Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nacimento Fritz, a presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Marly Feitosa; a coordenadora da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Sandra Gomes, a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Berenice Maria Giannella, o Secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Vereador Eduardo Suplicy, Vereadora Soninha Francine, Vereador Mário Covas e o Vereador Gilberto Nataline.