Jornalista Herminia Brandão recebendo a condecoração do 9º Prêmio Gutemberg de Jornalismo das mãos de Claudionor Correa Leão, diretor superintende em exercício, de São Miguel Paulista. Foto: jornal3idade.com.br
Tem 69 anos de idade e 49 de jornalismo profissional.
Começou a se dedicar ao estudo das questões do envelhecimento em 1994.
Durante 4,5 anos (1997 a 2001) manteve a coluna Guia da 3a Idade no extinto jornal Diário Popular de SP. Essa foi a primeira coluna, na grande imprensa do país, sobre o debate do envelhecimento saudável.
Em 1999 passou a se dedicar exclusivamente ao projeto 3a Idade SP, que passou a editar o Jorna da 3ª Idade, o Guia Brasileiro da 3ª Idade e a organização de eventos dirigidos as pessoas idosas.
Como editora do Jornal da 3ª Idade – que teve início no final de 2003 – participou presencialmente das quatro conferências nacionais dos idosos, todas realizadas em Brasília.
Antes trababalhou como repórter de economia e política nos seguintes veículos da grande imprensa brasileira: Cidade de Santos; Jornal da Tarde; Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, Sucursal de SP do jornalO Globo e na Revista Veja.
Como freelancer atuou ainda na TV Globo e em várias revistas do Grupo Abril, especialmente na Revista Exame.