
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para celebrar a data, a Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, promoverá uma série de atividades, para conscientizar alunos, professores, coordenadores das redes municipal e estadual de ensino, instituições de atendimento e acolhimento de idosos, entidades de defesa da pessoa idosa e grupos organizados da 3ª idade quanto a realidade da violência contra a pessoa idosa.
Com o tema: “Conscientização da violência contra a pessoa idosa”, a campanha inicia nas escolas estaduais Roberto Alves dos Santos (Vila Barros), Padre Conrado (Bom Clima) e Alírio de Figueiredo Brasil (Vila São Jorge), nos dias 11, 13, 14 de junho, respectivamente, com a participação da equipe da multidisciplinar da subsecretaria e de João Batista Nunes (ex-presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa – CMDPI), Regislaine Leôncio Pereira (assistente social) e Lydia Magalhães Argoso (ex-presidente do CMDPI).
A campanha também tem como objetivo estabelecer uma relação de aproximação entre os idosos e os mais jovens, mostrar que o respeito e o carinho no âmbito familiar são fundamentais, principalmente quando as estatísticas apontam que a maior parte das denúncias de violência acontecem dentro de casa.
Também no dia 14 de junho, será apresentado para cerca de 140 diretores das escolas municipais um Plano de Ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Na ocasião serão propostas formas de abordar o tema junto aos alunos da rede municipal.
“Conscientizar e capacitar nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a questão da violência contra o idoso é uma ação muito importante e dará resultados práticos”, afirma Lameh Smeili, Secretário de Assuntos Difusos. “Temos que ser estar preparados, pois os idosos serão mais de 25% da população na cidade de Guarulhos a partir de 2050”, completa Lameh.
Outra ação que será promovida pela SPPI é a Roda de Conversa Sobre a Pessoa Idosa, com palestras sobre o tema e atividades culturais, no dia 20 de junho das 9h30 às 12h no CEU Presidente Dutra, que fica no Jardim Presidente Dutra.
Formas de violência
Existem sete formas de violência praticadas contra a pessoa idosa: física, psicológica, sexual, abandono, financeira ou econômica, negligência e a autonegligência. Denúncias de violência contra as pessoas idosas, de forma geral, são feitas por meio do Disque 100, que é vinculado ao Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que são encaminhadas para o CMDPI, a Delegacia do Idoso e ao Ministério Público.
A Comissão de Violação de Direitos do Conselho, reúne-se periodicamente, analisam e encaminham os casos aos órgãos competentes. Levantamento prévio, apontou que em 2017 foram registrados 114 casos de violação de direitos em Guarulhos.