Governo português vai criar plataforma na Internet para ensinar Cuidadores

sem-tituloCom um texto de Susana Pinheiro, o Portal Público, de Portugal, divulgou a disposição do governo português de criar uma plataforma para ensinar cuidadores a cuidar de pessoas dependentes.

Portal na Internet custará milhares de euros e será construído com recurso a fundos europeus. É a primeira medida a avançar em 2017 no âmbito do prometido estatuto do cuidador informal.

Aprender a transferir um doente da cama para a cadeira de rodas ou como evitar que, no caso de este ter sofrido um acidente vascular cerebral ou de estar entubado, se engasgue a comer, são alguns dos ensinamentos básicos que o Governo deverá disponibilizar na Internet, a partir do segundo semestre de 2017

Ao capacitar o cuidador informal, pretendemos que tenha melhores competências e se sinta mais eficaz nesses cuidados e, por consequência, corra menos riscos de adoecer por exaustão”, explica o responsável. O Governo quer também evitar que os dependentes sejam reinternados nos hospitais. “No fundo, estamos a cuidar de quem cuida e a melhorar a vida dos cuidadores informais e dos seus dependentes, realça Manuel Lopes,coordenador da Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a Área dos Cuidados Continuados Integrados para quem existem em Portugal 110 mil pessoas dependentes de cuidadores informais.

Link da matéria original